ALMEIDA, Rômulo Barreto de Memórias do Desenvolvimento. Ano 3, nº 3. Rio de Janeiro: Centro Internacional celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2009.
Entrevista
Rômulo de Almeida foi diretor de planejamento da área industrial do BNDES de 1985-1988.
Encerramento Seminário Desenvolvimento Regional do Nordeste
ARAÚJO, Tania Bacelar de Cadernos do Desenvolvimento. Ano 5, nº 7. Rio de Janeiro: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2009.
Seminário
A professora Tania Bacelar conclui que o tiramos desses 50 anos é que ficamos longe dos sonhos de Furtado, porque o próprio sonho da Sudene foi interrompido: ao invés de serem feitas as grandes transformações com as quais ele sonhava, construímos um Brasil que se modernizou numa parte e esqueceu a outra. Continuar lendo
E isso não aconteceu só com o Nordeste. O Nordeste reproduziu, ampliadamente, o que aconteceu com o Brasil, como disse Celso Furtado ao voltar do exílio e reencontrar o Nordeste. Ele disse que o Nordeste era “o espelho onde a imagem do Brasil se refletia com brutal nitidez”. Mas era a imagem do Brasil, só que mais brutal do que a média.
Entrevista com Cláudio Bardella, José Ephim Mindlin e Luis Eulálio de Bueno Vidigal Filho
BARDELLA, Cláudio; MINDLIN, José Ephim; VIDIGAL FILHO, Luis Eulálio de Bueno Memórias do Desenvolvimento. Ano 3, nº 3. Rio de Janeiro: Centro Internacional celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2009.
Entrevista
Os empresários Cláudio Bardella, José Mindlin e Luis Filho contam suas experiências com o BNDE em relação à aprovação de projetos e liberação de recursos.
CAMPOS, Roberto de Oliveira Memórias do Desenvolvimento. Ano 3, nº 3. Rio de Janeiro: Centro Internacional celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2009.
Entrevista
Roberto Campos foi um dos criadores do BNDE, do qual foi superintendente e presidente. Continuar lendo
Ele fala sobre a origem do Banco e sobre a conjuntura econômica brasileira.