A Diretoria do Centro Celso Furtado, composta por um diretor-presidente e quatro diretores eleitos para mandato de três anos, é o órgão executivo a quem compete realizar as atividades em consonância com os objetivos do Centro e administrar as finanças da associação. A atual diretoria foi eleita e homologada pela Assembleia Geral em 8 de outubro de 2021 e tomou posse em 18 de outubro de 2021 para exercício até 2024.
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. PhD em Economics pela New School for Social Research, Estados Unidos; Mestre em Economia da Insdústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, economista da ANBID (atual ANBIMA), consultor junto ao IBGE para a realização da PINTEC. Foi Diretor do Centro Celso Furtado em exercício anterior, organizadando uma série de seminários e congressos nacionais e internacionais e ministrado cursos de formação na área de macroeconomia por todo Brasil, em parceria com o IPEA.
Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica. Doutor, Mestre e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris I. Foi pesquisador da CLAN, sob a direção de Rômulo Almeida, em 1978 e pesquisador do CEBRAP, de 1981 a 1985. É sócio-fundador do Centro Celso Furtado, com mandatos no Conselho Fiscal e no Conselho Diretivo em exercícios anteriores. Atua na área de estudos da inovação, com ênfase em energia, indicadores e políticas de inovação.
Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Educação Profissional pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco; Especialista em Arquivos pelo Ministério da Cultura da Espanha; graduada em História pela Universidade de Pernambuco. Foi coordenadora do Projeto de Preservação e Disponibilização do acervo do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Programa de Pós-graduação em Sociologia. Doutora e Mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Secretária da Associação Brasileira de Ciência Política, membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar e do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado. Coordena o Núcleo de Teoria e Pensamento Político do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro - interpretações sobre o Brasil, instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento, da democracia e das capacidades e ação do Estado em contexto periférico.
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutor em Sociologia e Mestre em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas; graduado em economia pela Universidade Federal Fluminense. Foi pesquisador colaborador e realizou pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos e desenvolve pesquisas nas áreas de história econômica, economia brasileira, pensamento econômico e social brasileiro e latino-americano. Foi membro do Conselho Fiscal do Centro Celso Furtado. É editor-chefe do periódico científico Cadernos do Desenvolvimento.
Atualizado em: 06 de agosto de 2024.