O Centro Internacional Celso Furtado é depositário da biblioteca pessoal de Celso Furtado. Nessa biblioteca aberta à consulta pública, o leitor poderá encontrar a totalidade da obra publicada por Celso Furtado em português e em uma dezena de línguas, e uma vasta coleção de livros e teses sobre a obra furtadiana. O Centro não detém os direitos sobre as obras de Celso Furtado, que pertencem aos seus herdeiros. No entanto, com sua autorização, o Centro publica regularmente textos inéditos do mestre na Coleção Arquivos Celso Furtado, dirigida por Rosa Freire d’Aguiar Furtado. O Centro publicou também um livro de Furtado há muito fora do mercado, Desenvolvimento e subdesenvolvimento, na Coleção Economia Política e Desenvolvimento.
A obra de Celso Furtado é regularmente revisitada por especialistas nacionais e estrangeiros cujos trabalhos constam em publicações do Centro como O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje, Memórias do Desenvolvimento nº 1, onde foi editada a polêmica entre Celso Furtado e o professor Ragnar Nurkse, e Cadernos do Desenvolvimento, a publicação semestral do Centro. Muitos desses artigos encontram-se à disposição do público na seção Textos online deste site.
O Centro organiza com frequência mesas-redondas e cursos sobre a obra de Celso Furtado, em diversas universidades brasileiras, como foi o caso em 2009 com a comemoração dos 50 anos da primeira edição de Formação econômica do Brasil. Contando com a participação de alguns dos mais eminentes especialistas sobre a obra de Furtado alguns desses cursos e encontros foram filmados e podem ser consultados na biblioteca do Centro, e brevemente online. O programa de bolsas do Centro prevê o apoio a pesquisas sobre a obra de Celso Furtado, e para 2011 foi lançado um Prêmio de monografias sobre um aspecto da obra do mestre, dirigido a graduandos das universidades brasileiras.
O Centro espera poder dar início em breve ao tratamento dos arquivos pessoais de Celso Furtado, que reúnem uma riquíssima coleção de documentos, correspondência e escritos seus. Finalmente, o Centro apoiou a produção do filme Um longo amanhecer de José Mariani, cujas autorizações de exibição devem, no entanto, ser solicitadas ao autor (josemariani@globo.com).