www.centrocelsofurtado.org.br


Cadernos do Desenvolvimento nº 3


Imprimir



Rio de Janeiro, julho de 2007, ano 2, nº 3
316 páginas
ISSN - 1809-8606
 

 

A terceira edição da publicação Cadernos do Desenvolvimento traz as atas do seminário internacional Pobreza e desenvolvimento no contexto da globalização, realizado pelo Centro Celso Furtado no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de julho de 2006.
 

Sumário


Seminário Internacional Pobreza e desenvolvimento no contexto da globalização
Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social
Rio de Janeiro, 25 a 27 de julho de 2006


25 de julho

 

 
 
 
Orelha
 
“Nas últimas décadas, a visão dominante decretou a morte dos projetos nacionais de desenvolvimento e entregou o destino dos povos da periferia do capitalismo às incertezas e azares das forças de mercado, sem considerar a história, as peculiaridades e as urgências de cada sociedade. A agenda do desenvolvimento é uma equação política, antes de ser econômica. Mas não pode prescindir de um centro de reflexão estratégica que aproxime idéias e forças progressistas empenhadas em decifrar os enigmas de nosso tempo.”
 
O texto acima – extraído do Manifesto do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, lançado em setembro de 2005, durante a Conferência de Helsinque, Finlândia – reflete o espírito e a estrutura do seminário Pobreza e desenvolvimento no contexto da globalização, e reafirma a vocação do Centro Celso Furtado como um espaço ecumênico de debate e aglutinação de ideias para a reconstrução da agenda do desenvolvimento em nosso tempo. Ou, como preferia Furtado, da agenda de luta contra o subdesenvolvimento, cuja superação – advertia – implica dotar o crescimento de um projeto social que o conduza.
 
Celso Furtado entendia o subdesenvolvimento não como uma etapa obrigatória na vida das nações. Encarava-o, sobretudo, como um impasse histórico, que subordinava povos e economias à reprodução de assimetrias estruturais, para as quais não via solução espontânea, à margem do planejamento e da vontade política. Os temas e os debates deste Seminário combinam a atualidade dessas ideias com a reflexão de pesquisadores e intelectuais de diferentes partes do mundo, empenhados na superação do mesmo impasse histórico (trecho do projeto justificativo do primeiro seminário internacional organizado pelo Centro Celso Furtado cujos textos compõem esta publicação).

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados