www.centrocelsofurtado.org.br


Linhas de Ação


Imprimir



O objetivo primordial do Centro Celso Furtado, segundo seu estatuto, “consiste na promoção do desenvolvimento em bases que assegurem uma justa repartição dos seus custos e benefícios nos planos social e regional”. Documentar, estudar e debater o desenvolvimento, propor iniciativas em favor do desenvolvimento e formar para o desenvolvimento, tais são os modos de atuação do Centro.

Essas atividades se organizam em torno de alguns eixos temáticos, o primeiro dos quais, como é natural, consiste em fomentar os estudos sobre a obra e a vida do patrono do Centro, Celso Furtado. O segundo tema é o do Desenvolvimentismo, nas formas que respondem às novas realidades da economia mundial, seu ensino e teoria.

Um outro tema que tem ganho importância nos trabalhos do Centro é o da Economia regional, com foco preferencial, mas não exclusivo, sobre o Nordeste. A problemática regional abre portas a uma das atitudes que o Centro cultiva nas suas atividades, a multidisciplinaridade, que é uma realidade também nos estudos sobre a Integração sul-americana, outra temática de grande interesse para o Centro Celso Furtado. Finalmente o Centro investe no apoio aos estudos sobre Economia internacional, em especial no que se refere aos países asiáticos em desenvolvimento, e às relações econômicas sul-sul.

Estas atividades se apoiam nos programas de bolsas e publicações, e a elas se soma também uma atenção constante às necessidades e oportunidades em termos de Formação, em especial dos agentes do desenvolvimento. Todos estes eixos concorrem para construir uma visão coerente da questão do desenvolvimento no mundo de hoje.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados