www.centrocelsofurtado.org.br


Prêmio de Monografias


Imprimir



                      

 

 Com a finalidade de estimular a leitura e a produção intelectual, o Centro Internacional Celso Furtado de       Políticas para o Desenvolvimento, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, criou o Prêmio de             Monografias para alunos de graduação das universidades brasileiras.

 

  Prêmio de Monografias Centro Celso Furtado – BNB atribuído a Pedro   Paiva Marreca, estudante da PUC RJ.

 

O primeiro Prêmio de Monografias Centro Celso Furtado – BNB foi atribuído à monografia de graduação em História de Pedro Paiva Marreca “Celso Furtado: Desenvolvimento e Democracia no Brasil pré-revolucionário”, elaborada sob a orientação do professor Luís Reznik da PUC RJ. O segundo lugar ficou com Mário André Machado Cabral, aluno da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, com o trabalho “Subdesenvolvimento e estado de exceção: aspectos do pensamento de Celso Furtado”.  O terceiro lugar não foi atribuído pelos jurados do Comitê Científico do Centro Celso Furtado, destacando a qualidade dos dois trabalhos selecionados.

No seu estudo Pedro Paiva Marreca analisa “a relação entre os conceitos “desenvolvimento” e “democracia” na obra de Celso Furtado durante os primeiros quatro anos da década de sessenta, mais precisamente em dois de seus livros: “A pré-revolução brasileira” (1962) e “A dialética do desenvolvimento” (1964).”

Para Mário André Machado Cabral o direito econômico “além de regular normativamente os comportamentos dos agentes privados e do Estado, tem como peculiaridade no Brasil o fato de estar preordenado instrumentalmente à tarefa de superação do subdesenvolvimento (...). Trata-se do que Gilberto Bercovici denomina de “desafio furtadiano”, que traduz uma tentativa de se utilizar de aspectos do pensamento de Furtado no sentido da direção emancipatória do artigo 3º da Constituição”.

A primeira edição do Prêmio de Monografias Centro Celso Furtado – BNB, destinado a graduandos e recém graduados, se propôs distinguir as melhores monografias sobre um aspecto da obra de Celso Furtado, no intuito de fomentar a sua leitura ainda nos cursos de graduação. Os prêmios, no valor de cinco mil reais e dois mil reais, serão entregues em data e local que serão anunciados em breve.

Leia as monografias nos Textos Online:

 

 

 

Tema


Em 2011, o Prêmio de Monografias Centro Celso Furtado e BNB teve como tema Aspectos do Pensamento de Celso Furtado, para estimular a leitura da obra de Celso Furtado e a redação de um texto acadêmico sobre aspectos de seu pensamento. Os alunos fizeram o estudo de um aspecto significativo do pensamento de Celso Furtado, livremente escolhido pelo candidato e apresentado sob forma de monografia.

 

Objetivos 
Fomentar a leitura e o conhecimento da obra de Celso Furtado entre os estudantes de graduação.
Incentivar a produção acadêmica de textos monográficos por parte dos graduandos ou recém-graduados.
Premiar monografias inéditas, selecionadas por meio de edital público nacional, nas áreas das ciências econômicas, ciências sociais ou humanas em geral.
Despertar o interesse dos estudantes, desde a graduação, pela temática da economia do desenvolvimento e pelo desenvolvimentismo nas outras áreas de conhecimento.
Ressaltar a pluralidade do pensamento de Celso Furtado no que tange aos tópicos como desenvolvimento local e regional, especialmente à região nordestina, e aos estudos sobre cultura, meio ambiente, relações internacionais etc.

 

Premiação

Foi atribuído dois prêmios e, por decisão da Comissão Julgadora. O valor dos prêmios foram:
1º colocado: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
2º colocado: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) 

 

 

 

 Acesse aqui

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados