www.centrocelsofurtado.org.br


Programação - 2008


Imprimir



O destaque de 2008 foi o início do programa Cátedras Internacionais, que visa trazer ao Brasil acadêmicos de reconhecida contribuição em suas áreas de conhecimento, para aproximá-los de colegas e instituições brasileiras através de palestras, cursos e outras atividades acadêmicas. Veja a programação do ano:


Ciclos de Conferências

O pensamento de Celso Furtado - Aberto a estudantes, pesquisadores e interessados em geral na obra e no pensamento de Celso Furtado, patrono do Centro.


Tendências do capitalismo contemporâneo
- Teve como objetivo analisar a conjuntura atual do sistema capitalista numa perspectiva global, tentando identificar movimentos e forças estruturais que permitam a interpretação dessa conjuntura, bem como avançar nas perspectivas para os próximos anos.


Seminário Estratégias do desenvolvimento social - IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) – O Centro Internacional Celso Furtado participou do seminário com o objetivo de contribuir para a preparação da III Cúpula do IBAS, em Nova Delhi, no auditório da sede do Indian Council of Social Science Research (ICSSR). O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro, com a participação de representantes acadêmicos e dos governos dos três países.

Ciclo de seminários O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje – Nos dias 22, 23, 24 e 31 de outubro, os seminários foram realizados na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife; no Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza; e na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Os palestrantes foram: Agostinho Odísio, Aline Nadege Menezes de Sá, Antonio de Castro Queiroz Serra, Assuero Ferreira, Clóvis Cavalcanti, senador Cristovam Buarque, Fernando Lyra, Inácio Arruda, João Sicsú, José Maria de Aragão Melo, José Sydrião de Alencar Junior, Juarez Farias, Liana Carleial, deputado Lula Moraes, Marcos Costa Lima, Maurício Coutinho, Ricardo Bielschowsky, Ricardo Ismael, Roberto Smith, Rômulo Polari, Rosa Freire d’Aguiar Furtado, Tania Bacelar de Araújo, Vera Cepêda.

Simpósio internacional Perspectivas do desenvolvimento para o Século XXI - Realizado na sede do Centro Celso Furtado, no edifício do BNDES, Rio de Janeiro, contou com a participação de alguns dos mais eminentes acadêmicos e economistas na área de desenvolvimento econômico.

Cátedras Internacionais – O programa foi inaugurado com a vinda ao Brasil do professor Sergio Cesaratto, da Universidade de Siena, na Itália. Ele ministrou curso, apresentou seminário e participou de mesa-redonda e debates.

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados