www.centrocelsofurtado.org.br


4º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado (2018)


Imprimir



 

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, preocupado com o futuro da indústria brasileira, promoverá seu 4º Congresso em agosto de 2018. A temática do evento problematizará a Quarta Revolução Industrial e seus impactos sobre a estrutura produtiva nacional. Sabe-se que o sistema capitalista nasceu e consolidou-se a partir da Revolução Industrial Inglesa, no final do século XVIII (Indústria 1.0). Um século depois, uma nova onda de inovações radicais, como a energia elétrica, o motor a combustão e a petroquímica provocaram nova transformação nas estruturas produtivas dos países avançados, consolidando o paradigma de produção em massa denominado de fordismo. (Indústria 2.0). A partir da década de 1970, presenciamos mais uma vez o nascimento e difusão de uma nova onda de tecnologias disruptivas, com impactos na economia e instituições de países desenvolvidos e em desenvolvimento (Indústria 3.0). A microeletrônica possibilitou automatizar a produção industrial e elevar de modo significativo a produtividade, e as tecnologias da informação e comunicações alteraram a divisão internacional do trabalho e a geografia econômica mundial, com a ascensão industrial dos países asiáticos.
 
Atualmente, governos, pesquisadores e a mídia especializada das principais potências econômicas mundiais asseguram que a Quarta Revolução Industrial possibilitará um novo salto de produtividade no sistema capitalista, com impactos profundos no mundo do trabalho e nas atividades manufatureiras de economias periféricas, em razão das possibilidades de reindustrialização dos países avançados. Além de levar a automação para os limites do sistema industrial, a nova revolução promete autonomizar a produção manufatureira.
 
O Brasil conseguiu internalizar as principais indústrias e instituições de sua época durante seu processo de industrialização no século XX. A partir do modelo de substituição de importações, diversos governos instituíram políticas desenvolvimentistas, possibilitando o catching up brasileiro à segunda revolução industrial, ou à Indústria 2.0. Todavia, no final do século XX, um profundo processo de desindustrialização e reprimarização produtiva impediu a economia brasileira de ingressar na onda da Indústria 3.0.
 
O 4º Congresso do Centro Celso Furtado reunirá especialistas para discutir o futuro do Brasil diante da nova revolução industrial. O que é a Indústria 4.0? Quais as principais ações que países desenvolvidos e em desenvolvimento vem adotando para o seu ingresso de forma dinâmica nessa nova onda? A Indústria 4.0 é uma janela de oportunidade para o Brasil dar um salto em sua trajetória de desenvolvimento? Ou, a quarta revolução industrial poderá aumentar a distância do parque produtivo nacional em relação à fronteira tecnológica internacional? Essas são algumas questões que serão debatidas nos dias 9 e 10 de agosto de 2018.
 

 

Programação

9 de agosto

 

Abertura

Roberto Saturnino Braga – Diretor-presidente do Centro Celso Furtado
Samuel Pinheiro Guimarães – Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado
Rosa Freire d’Aguiar – Membro do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado
Pedro Celestino – Presidente do Clube de Engenharia
Marcelo Arend – Coordenador do 4º Congresso Internacional
 

Conferência de Abertura: "Quarta revolução industrial e os desafios para o Brasil"

Luciano Coutinho (Unicamp / Ex-presidente do BNDES)

 

Painel 1: "Os trabalhadores e a Industria 4.0"

João Eduardo de Moraes Pinto Furtado (USP)
Artur Henrique Santos (Fundação Perseu Abramo) 
 

Painel 2: "Diagnósticos dos problemas da indústria nacional"

Antonio Correa de Lacerda (PUC/SP) 

Marcelo Arend (UFSC) 
Marcio Pochmann (IE/Unicamp / Fundação Perseu Abramo)
 

Painel 3: "Perspectivas de desenvolvimento industrial"

Carmem Feijó (UFF) 
Esther Dweck (IE/UFRJ) 
José Eduardo Cassiolato (IE/UFRJ)
 

10 de agosto

 

Painel 4: "Vocações do Brasil e a questão industrial"

André Furtado (DPCT/Unicamp) 

Reinaldo Guimarães (NUBEA/UFRJ) 
Paulo Cesar Smith Metri (CREA-RJ/Clube de Engenharia) 
Marcio Nobre Migon (BNDES) 
 
David Kupfer (IE/UFRJ) 
Eduardo da Motta Albuquerque (CEDEPLAR/UFMG) 
Jorge Saba Arbache Filho (UnB / MPDG) 
 
 

Celso Amorim (Embaixador / Ex-Ministro da Rel. Exteriores) 

 

Exibição do filme

Livre pensar - cinebiografia de Maria da Conceição Tavares, de José Mariani

 
   
   

 
   

 

Realização:

 

Apoio:

 

 
            
   

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados