www.centrocelsofurtado.org.br


Formação


Imprimir



As atividades ligadas à formação constituem umas das vertentes essenciais da atuação do Centro, e se dirigem tanto a estudantes e pesquisadores de um modo geral, quanto a agentes de desenvolvimento, economistas, e outros quadros públicos. Esse objetivo se traduz na publicação de um largo leque de obras sobre desenvolvimento (Veja as publicações), mas mais especificamente em cursos de atualização, sobre temas ligados a desenvolvimento.

Esses cursos, ministrados por sócios e outros professores convidados, abordam temas como a obra e o pensamento de Celso Furtado, Desenvolvimento, Macroeconomia, O Nordeste na Federação Brasileira, Análise Regional Contemporânea, e são organizados por ocasião de seminários promovidos pelo Centro, ou em parceria com outras instituições.

O Centro criou o curso “Macroeconomia e Desenvolvimento”, com a Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA que prevê duas aulas de macroeconomia e duas aulas de desenvolvimento, encerrando a semana com uma conferência de síntese da problemática de desenvolvimento do Brasil. Desde 2009 uma quinzena desses cursos foi organizada por todo o país, em parceria com várias instituições locais, agências, de desenvolvimento, universidades, prefeituras, nomeadamente em Belém, Salvador, Goiânia, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Santa Maria, Manaus, Campina Grande (Mais informações)

O Centro vem desenvolvendo também diversas ações de formação em parceria com as universidades corporativas dos seus patrocinadores, grandes empresas públicas ou de economia mista que são também agentes do desenvolvimento brasileiro, BNDES, Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Petrobras, Banco do Nordeste do Brasil. Em 2010 foi organizado um primeiro ciclo de conferências na Caixa Econômica Federal, em Brasília, “O Desenvolvimento Econômico Brasileiro e a Caixa”, integrado nas comemorações do 150º aniversário da Caixa. A esse ciclo, transmitido em teleconferência para todo o Brasil, se seguiu um concurso de monografias destinado aos funcionários da Caixa. As conferências e os trabalhos premiados foram publicados pelo Centro e o seu conteúdo se encontra à disposição neste site, em PDF.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados