www.centrocelsofurtado.org.br


Lançamento do Cadernos do Desenvolvimento 12


Imprimir



LANÇAMENTO EM BRASÍLIA DO CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO 12  
 
Foi lançado no dia 19 de novembro, na Biblioteca do Senado Federal, o “Cadernos do Desenvolvimento 12”, que nesta edição celebra os 25 anos da Constituição de 1988. O entrevistado deste número é o senador Cristovam Buarque, e a seção Dossiê Celso Furtado traz o depoimento inédito que o então ministro da Cultura Celso Furtado prestou em 1987 à Subcomissão de Cultura da Assembleia Nacional Constituinte. Um artigo do professor Cesar Bolaño mostra como as reflexões de Furtado à época serviram de base e inspiração para dois projetos atuais da gestão cultural: os “pontos de cultura” e a criação da secretaria de economia criativa.
 
Ao lançamento compareceram diversos parlamentares, como os senadores Pedro Simon, Roberto Requião, Jarbas Vasconcellos, Luiz Henrique, Eduardo Suplicy, Armando Monteiro, entre outros; a deputada Jandira Feghali, presidente da Comissão de Cultura, e o deputado Paulo Rubem Santiago. Este é o autor do projeto de lei que declara Celso Furtado Patrono da Economia Brasileira. O deputado anunciou que o projeto já foi aprovado na Comissão de Cultura, tramitando no momento na Comissão de Constituição e Justiça.
 
O lançamento consistiu numa mesa-redonda em que falaram o senador Cristovam Buarque; os diretores do Centro Ricardo Ismael, também editor da revista, e Marcos Formiga;  Rosa Freire d’Aguiar, presidente do Conselho Deliberativo do Centro; e Angelo Oswaldo de Araújo Santos, presidente do Instituto Brasileiro de Museus e ex-chefe de gabinete de Celso Furtado no Ministério da Cultura. Angelo lembrou que a colaboração de Celso com a Assembleia Nacional Constituinte, através de um diálogo permanente com constituintes interessados em cultura, como o sociólogo Florestan Fernandes e atriz Beth Mendes, teve um resultado muito concreto: o fato de a Constituição Brasileira ser das poucas que contempla um artigo sobre a defesa do patrimônio cultural e artístico como sendo dever do Estado.
 
Leia Cadernos do Desenvolvimeno aqui.  
 
Fotos do lançamento:
 
        
Emb. Samuel Pinheiro Guimarães, Angelo Oswlado de Araújo Santos (Ibram), Dep. Jandira Feghali, Rosa Freire d'Aguiar (Centro Celso Furtado), Sen. Cristovam Buarque, Elenita Nascimento (UnB), Carlos Tibúrcio, Ricardo Ismael (PUC-Rio e Centro Celso Furtado) e Marcos Formiga (CNPq e Centro Celso Furtado)   Prof. Ricardo Ismael, editor do Cadernos do Desenvolvimento, apresenta a publicação. Na mesa: Sen. Pedro Taques, Sen. Armando Monteiro, Sen. Luiz Henrique da Silveira, Sen. Roberto Requião, Sen. Cristovam Buarque, Rosa Freire d'Aguiar, Ricardo Ismael, Sen. Jarbas Vasconcelos, Dep. Jandira Feghali, Emb. Samuel Pinheiro Guimarães.
       

Sen. Cristovam Buarque, Rosa Freire d'Aguiar e Ricardo Ismael.

  Sen. Armando Monteiro, Sen. Pedro Taques, Sen. Pedro Simon  Sen. Luiz Henrique da Silveira, Sen. Roberto Requião, Sen. Cristovam Buarque, Rosa Freire d'Aguiar, Ricardo Ismael, Jarbas Vasconcelos, Dep. Jandira Feghali, Emb. Samuel Pinheiro Guimarães, Dep. Paulo Ruben Santiago.
       
 Sen. Cristovam Buarque, Rosa Freire d'Aguiar e Ricardo Ismael.   Sen. Cristovam Buarque e Rosa Freire d'Aguiar.
       
Emb. Samuel Pinheiro Guimarães, Sen. Roberto Requião, Sen. Cristovam Buarque, Rosa Freire d'Aguiar, Dep. Paulo Ruben Santiago, Sen. Pedro Simon, Angelo Oswaldo de Araújo Santos (Ibram) e Ricardo Ismael.   Sen. Cristovam Buarque e Rosa Freire d'Aguiar.
     
 Fotos: Herminio Oliveira    
     
     
     
     
     
     
 
 
  

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados