Políticas de Combate à Pobreza no Contexto da Globalização
ADDISON, Tony; UTHOFF, Andras; GASPAR, Élvio Lima; ABRAMO, Laís; MCKINLEY, Terry Cadernos do Desenvolvimento. Ano 2, nº 3. Rio de Janeiro: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2007.
Seminário
Tony Addison Nos últimos vinte anos, presenciamos a liberalização do mercado e a alavancagem do capital através dos mercados financeiros. Continuar lendo
Vimos o capital aumentar seu poder político através do financiamento político dos partidos e também da mídia, tanto nas velhas democracias quanto nas novas. Isso evidenciou as desigualdades entre ricos e pobres. Andras Uthoff Yo quiero basar mi presentación en varios documentos institucionales de la Cepal. Fundamentalmente, han tres: un que habla del logro y el desafío de las Metas del Milenio; otro que es de la era de José Antonio Campo, sobre globalización, desarrollo y equidad; y, finalmente, uno que produjimos y que se llama “La protección social dedicada al futuro: acceso, financiamiento y solidaridad”. Élvio Gaspar Participei da elaboração do planejamento plurianual, o PPA, no governo Lula. Tivemos para esse documento a colaboração de alguns membros da CEPAL, visando uma declaração que constituísse uma estratégia firme e robusta de desenvolvimento. Essa estratégia passava pela criação de empregos e pela desconcentração de renda. Laís Abramo- Uma agenda de trabalho decente para o combate à pobreza e à desigualdade social no contexto da Globalização Lançado em 2005, o manifesto do Centro Celso Furtado expõe o resgate e a afirmação da necessidade e da possibilidade dos projetos nacionais de desenvolvimento; e também a idéia de que a agenda do desenvolvimento é uma equação política antes que econômica. Terry Mckinley- Desequilíbrios macroeconômicos mundiais e regiões em desenvolvimento: riscos e respostas Esta pesquisa utiliza um “modelo de comércio e renda mundiais” para examinar três cenários sensivelmente diferentes da economia mundial. Apresentam-se aqui críticas ao primeiro cenário, conhecido como Estimativas Consensuais de Crescimento; o segundo cenário prevê uma recessão na economia americana e por último, o presente trabalho examina a viabilidade de um terceiro cenário, um Cenário de Crescimento Coordenado.
FERRER, Aldo; GUILLÉN, Arturo; GARCIA, Marco Aurélio; MERCADANTE, Aloizio Cadernos do Desenvolvimento. Ano 1, nº 1. Rio de Janeiro: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2006.
Seminário
Aldo Ferrer La estrategia económica seguida en la década de 1990 reconoce sus orígenes en la aplicada por el gobierno de facto, instalado con el golpe de estado de marzo de 1976. Continuar lendo
Tal estrategia culminó en la crisis del 2001 y principios del 2002.Desde entonces hasta la actualidad, se observa una notable normalización y recuperación de la economía argentina. Arturo Gullién El objetivo de este texto es presentar y analizar las ideas principales de Celso Furtado en torno a la necesidad de construir y llevar a la práctica en América Latina una estrategia alternativa de desarrollo frente al neoliberalismo, que permita a los países de la región sortear los retos que plantea la globalización. Aloizio Mercadante Como tenho a honra e orgulho de servir este governo, quero apresentar, com base na intervenção que fiz sobre a contribuição inesgotável de Celso Furtado, algumas questões sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento, ancorando minha intervenção na evolução dos principais indicadores econômicos e sociais existentes hoje no país.