A Eletrobras completa 50 anos de existência em 2012. No âmbito das comemorações desse aniversário a Eletrobras, através da UNISE (Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras), e o Centro Celso Furtado promoveram um concurso de monografias para os funcionários das empresas do sistema Eletrobras. Os prêmios foram entregues durante o Congresso do Centro, no dia 17 de agosto, pelo presidente da Eletrobras, eng. José da Costa Carvalho Neto, e pelo diretor-presidente do Centro, prof. Marcos Formiga.
Presidente da Eletrobras, eng. José da Costa Carvalho Neto,
e diretor-presidente do Centro, prof. Marcos Formiga.
Dois temas foram escolhidos para o concurso, “As contribuições das empresas Eletrobras para o desenvolvimento econômico, ambiental, social e/ou tecnológico nacional, ao longo dos últimos 50 anos” e “Cenários, oportunidades e desafios para o crescimento das empresas Eletrobras nos próximos anos”, a que concorreram no total 48 trabalhos. A comissão julgadora presidida pelo professor Adilson de Oliveira (UFRJ) distinguiu 3 trabalhos em cada tema. Os prêmios em dinheiro foram de 7 mil reais para os primeiros classificados, 5 mil para os segundo, e 3 mil para os terceiros, em cada tema.
Tema 1 - primeiro colocado - Frederico Pinto Eccard |
O primeiro prêmio do primeiro tema foi atribuído a Frederico Pinto Eccard, pelo trabalho “A importância da Eletrobras para o desenvolvimento do setor elétrico Brasileiro”.
No segundo tema o primeiro prêmio foi para Maurício Carvalho Mazzini, que apresentou o trabalho “O caminho para o processo de internacionalização. Por que constituir uma empresa no exterior?”.
Tema 2 - primeiro colocado - Maurício Carvalho Mazzini |
Os restantes ganhadores foram Rudolph Fabiano Alves Pedroza Teixeira, Frederico Nicolau Cesarino, Lisa Biron de Araújo Castro e Mariana do Carmo de Almeida Peixoto. Além dos prêmios em dinheiro o Centro Celso Furtado distribuiu aos premiados do concurso obras de Celso Furtado e obras publicadas pelo Centro. O Centro agradece a Jorge de Oliveira Camargo, Conselheiro do Centro Celso Furtado, representante da Eletrobras no Conselho Deliberativo do Centro, sem cuja colaboração este concurso não teria sido possível. O Centro entende como sua missão sublinhar diante dos funcionários das empresas estatais que o patrocinam a importância dessas empresas para o desenvolvimento brasileiro.
Ganhadores do prêmio de monografias durante cerimônia no 1º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado. |
Prof. Adilson de Oliveira - UFRJ |
Depois da entrega dos prêmios no Congresso do Centro Celso Furtado seguiram-se as comunicações dos professores Adilson de Oliveira (UFRJ) e Ruderico Ferraz Pimentel (UFF) sobre a Integração Energética da América Latina. Em Novembro de 2012 um seminário sobre a Eletrobras reunirá de novo as duas instituições. Nessa ocasião será lançada a obra reunindo os trabalhos premiados nesse concurso, editada pelo Centro.
Prof. Ruderico Ferraz Pimentel - UFF