www.centrocelsofurtado.org.br


Centro Celso Furtado e Ministério da Integração Nacional entregam Prêmio de Desenvolvimento Regional em Brasília


Imprimir



 

Durante a solenidade de abertura da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), no dia 19 de março de 2013, em Brasília, foi realizada também a entrega das premiações aos vencedores do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional Edição 2012: homenagem a Rômulo de Almeida. Concedido pelo Ministério da Integração Nacional, o prêmio é um reconhecimento a iniciativas que contribuem para o desenvolvimento regional.

 
 
 
 

  
             

       Embaixador José Viegas Filho discursando na cerimônia de
entrega do Prêmio Celso Furtado.

José Viegas Filho, presidente do Centro Celso Furtado, que fez parte da mesa solene, ao lado do ministro Fernando Bezerra Coelho; do secretário nacional, Sérgio Duarte de Castro; e do presidente do Ipea, Marcelo Neri; além de outras personalidades, disse que o prêmio é uma iniciativa que mantém viva as “bandeiras” levantadas por Celso Furtado, ao longo da sua brilhante trajetória profissional, com destaque, na oportunidade, para o desenvolvimento regional. “Precisamos formar no Brasil uma sociedade mais justa e mais harmônica, entre as diferentes regiões do país. Iniciativas como a desse prêmio, que já está incorporado ao calendário nacional, cumprem esse papel”.
  
A edição deste ano totalizou R$ 210 mil para os nove projetos, que ficaram em primeiro e segundo lugares nas três categorias. "Esse prêmio é um importante espaço para a divulgação de pesquisas e atividades que contribuem para o equacionamento da questão regional brasileira, se constituindo em uma ocasião única para uma reflexão sobre as desigualdades regionais no país, envolvendo o poder público, a academia e a sociedade em geral", ressaltou Antônio Paulo Cargnin, vencedor da categoria 1 - Produção do Conhecimento.
 
 

Vencedores do Prêmio Celso Furtado 2012: 
homenagem a Rômulo de Almeida.

Representando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cargnin concorreu com o trabalho "Políticas de desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul: vestígios, marcas e repercussões", no item Produção do Conhecimento Acadêmico - Doutorado. No item Mestrado, o vendedor foi Leonardo de Moura Perdigão Pamplona, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o trabalho "Políticas públicas territoriais: uma nova visão sobre o desenvolvimento".
 
A categoria 2 (Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional) teve como vencedor o trabalho "Rede Solidária Cata-Vidas", proposto por Rita de Cássia Gonçalves, do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec). O estudo mostra o processo de organização de catadores de materiais recicláveis da região de Sorocaba (SP), que formaram a Rede Solidária de Cooperativas desta atividade.
 
Na categoria 3 (Projetos Inovadores para Implantação no Território) a vencedora foi Daniele Cesário, da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), com o trabalho "Adapta Sertão - Tecnologias sociais de adaptação à mudança", que tem ação focada no território da bacia do rio Jacuípe, no semiárido da Bahia.
 
 

Leia o livro com os trabalhos vencedores    

 
Aristeu de Almeida, irmão do homenageado e também presente no evento, recebeu um certificado das mãos do ministro Fernando Bezerra Coelho e falou do papel de Rômulo de Almeida como incentivador do desenvolvimento regional brasileiro, sendo um dos formuladores das políticas de desenvolvimento do governo de Getúlio Vargas.
 
O homenageado da próxima edição do Prêmio Celso Furtado será o economista e professor Armando Dias Mendes, que se notabilizou pela sua ímpar contribuição científico-intelectual como intérprete maior da Amazônia.

 

 

 

 

 

Prêmio Celso Furtado 2012 tem inscrições prorrogadas até 31 de agosto

Brasília - Os interessados em concorrer ao Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional podem efetuar a inscrição até 31 de agosto. O período para realizar o cadastro foi prorrogado com o objetivo de ampliar a abrangência do prêmio, que tem a missão de valorizar trabalhos de acadêmicos e pesquisadores acerca do tema ¿Desenvolvimento Regional'.

A premiação soma mais de R$ 209 mil a ser distribuído aos vencedores das três categorias, sendo elas "Produção do Conhecimento Acadêmico"; "Práticas Exitosas de Produção" e "Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território".
 

Criado pelo Ministério da Integração Nacional por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Regional, neste ano, o prêmio homenageia o professor e economista baiano Rômulo de Almeida, por sua importante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, regional e cultural do Brasil.

Fonte: http://premio2012.integracao.gov.br/

 

  

INFORME

PRÊMIO CELSO FURTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EDIÇÃO 2012:
HOMENAGEM A RÔMULO DE ALMEIDA

O Ministério da Integração Nacional – MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, lançou, em 2009, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR . A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro será incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar “Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional”.

Em 2012, o Prêmio homenageará o professor Rômulo de Almeida, que dedicou sua vida profissional aos seus concidadãos e ao desenvolvimento nacional, sendo responsável nos diversos cargos públicos relevantes que exerceu, por importantes iniciativas de natureza conceitual e executivas viabilizadoras do desenvolvimento do país. Professor em diversas instituições de ensino superior no país, Rômulo elegeu-se deputado federal pela Bahia, em 1954 , e faleceu em 1988 quando ocupava o cargo de diretor de planejamento industrial do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Saiba mais clicando aqui

O Ministério da Integração Nacional, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro realizaram o painel Políticas Públicas para Redução das Desigualdades Regionais e apresentaram, na ocasião, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional edição 2012: homenagem a Rômulo de Almeida.

Veja mais informações no site: http://premio2012.integracao.gov.br/

 

Assista ao vídeo:

 
 
NBR Notícias - 12.03.12 
 
 
Programação do painel Políticas Públicas para Redução das Desigualdades Regionais:
 
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados