www.centrocelsofurtado.org.br


Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional


Imprimir



Em dezembro de 2011 o Centro Celso Furtado criou o Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional, sob a direção do professor Carlos Antônio Brandão.
 
O Observatório pretende congregar e articular os pesquisadores e gestores públicos críticos da área de interesse dos estudos da dimensão regional do processo de desenvolvimento / subdesenvolvimento no Brasil e na América Latina, promovendo atividades que mobilizem o rico acervo de conhecimento, por vezes disperso em instituições e pessoas que realizam pesquisas regionais em todo o Brasil e América Latina.
 
Será um espaço de diálogo que procurará reunir e desenvolver competências, organizando o conhecimento acumulado, criando sinergias entre pesquisadores e grupos de pesquisa e promovendo a interlocução com o Estado e a Sociedade, no debate de ideias em torno do diagnóstico e das propostas de ação pública voltadas à redução das desigualdades sociais e regionais.
 
Um primeiro evento organizado pelo Observatório reuniu dia 1 de dezembro de 2011 no BNDES alguns dos mais eminentes especialistas sobre a questão regional para debater “As problemáticas regionais/territoriais nas estruturas do Estado Brasileiro”. Presentes: Tania Bacelar de Araújo (UFPE – Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado), Carlos Antônio Brandão (UFRRJ – Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional), Marcos Formiga (UNB - membro do Conselho deliberativo do Centro Celso Furtado), Marcos Costa Lima (UFPE - membro do Conselho deliberativo do Centro Celso Furtado), Luiz Carlos Delorme Prado (UFRJ – Diretor Presidente do Centro Celso Furtado) Rosa Freire de Aguiar Furtado (Diretora do Centro Celso Furtado), Victor Ramiro Fernández (Instituto de Investigación Estado, Territorio y Economia, Facultad de Ciencias Económicas – Universidad Nacional del Litoral, Argentina), Sérgio Duarte de Castro (secretário SDR/ Min. da Integração), Fernando Rezende (FGV), Helena Lastres (BNDES), Benito Juncal (SEPLAN, Bahia), Bertha Becker (UFRJ), Antônio Carlos Galvão (CGEE), Aristides Monteiro Neto (IPEA), Ester Limonad (UFF, secretária executiva da ANPUR), Rainer Randolph (IPPUR/UFRJ, e Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia da CAPES), Constantino Cronemberger Mendes (IPEA), José Narciso Sobrinho (BNB), André Ricardo de Souza (Caixa Econômica Federal), entre outros participantes.
 
O último seminário ocorreu dia 20 de março de 2012 e foi sobre o tema "Royalties do Petróleo: para além da mera disputa por recursos”. Leia mais sobre esse seminário.





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados