www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo Científico | Ricardo Abramovay | Fundamentalismo sectário impede o fortalecimento da economia da sociobiodiversidade


Imprimir



 ABRAMOVAY, Ricardo.

Fundamentalismo sectário impede o fortalecimento da economia da sociobiodiversidade. Estudos Avançados, n. 36 (106), set.-out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36106.012.

| Artigo online

 

Resumo: A conquista democrática representada pela expansão das áreas protegidas no Brasil, desde meados dos anos 1980, está hoje sob permanente agressão. Este artigo mostra algumas das raízes ideológicas e culturais dos incentivos à destruição florestal representados pela visão de mundo dos militares com protagonismo na formulação de políticas para a Amazônia. O artigo também apresenta, de forma sumária, forças que procuram se contrapor às atuais políticas federais e iniciativas com o potencial de abrir caminho a uma forte economia da sociobiodiversidade florestal na Amazônia. Essa bioeconomia não pode limitar-se às áreas florestais e será cada vez mais importante na agricultura familiar, nas grandes fazendas e é fonte de inspiração para políticas urbanas e metropolitanas apoiadas na ideia de Soluções Baseadas na Natureza.

Palavras-chave: Soberania. Doutrina de Segurança Nacional. Desmatamento. Bioeconomia. Ativismo. Empreendedorismo.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados