www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo Científico | Vargas, Aquino & Carvalho | Assistência técnica, extensão rural e agricultura familiar no Nordeste...


Imprimir



 VARGAS, Daiane Loreto; AQUINO, Joacir Rufino de; CARVALHO, Cynthia Xavier de.

Assistência técnica, extensão rural e agricultura familiar no Nordeste: panorama, desempenho recente e desafios (Technical assistance, rural extension and family farming in the Northeast: overview, recent performance and challenges). Revista Emancipação, UEPG, n. 22 (especial), p. 1-19, nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.22.2220507.005.

| Artigo online

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar um breve panorama da trajetória da ATER pública, destacando as características do atendimento aos agricultores familiares nordestinos no período recente. Para tanto, procedeu-se à revisão de parte da literatura sobre o tema e à análise de informações extraídas do Censo Agropecuário 2017 do IBGE, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos Relatórios de Atividades Anuais executadas pelas entidades públicas de ATER dos estados de Alagoas, Sergipe, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes a 2020. Com base nos dados da LOA, destacam-se a queda orçamentária e o desmantelamento recente de várias conquistas implementadas antes das mudanças políticas de 2016. E ainda, os dados censitários revelam que mais de 90% dos agricultores familiares do Nordeste declararam que não tiveram acesso aos serviços de ATER em 2017. Conclui-se, assim, que a ATER pública precisa ser reestruturada e fortalecida em termos orçamentários, de pessoal e de infraestrutura.

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Assistência Técnica e Extensão Rural. Nordeste. Políticas Públicas.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados