www.centrocelsofurtado.org.br


Internet, Comunicação e Regulação no Brasil | Propostas de Política para um novo Brasil


Imprimir



 

Clique aqui para assistir no YouTube.

 

João Caldeira Brant Monteiro de Castro
Diretor do Instituto Cultura e Democracia e coordenador do projeto Desinformante, atuando também como pesquisador e consultor em políticas de comunicação, internet e cultura. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics e graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Rádio e TV, pela Universidade de São Paulo. Foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura (2015-2016) e assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo (2013-2014). Antes, trabalhou por 10 anos em organizações da sociedade civil, em temas como liberdade de expressão, infraestrutura de telecomunicações e direitos da Internet. Esteve entre os fundadores do Intervozes, prestou consultoria à Unesco, Fundação Ford e Global Partners, entre outras instituições. É co-autor de Comunicação digital e a construção de Commons e publicou outros textos em livros sobre comunicação e política cultural.

 

Maria Lucia de Oliveira Falcón

Professora Associada aposentada da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora da RedeSist, Instituto de Economia da UFRJ, e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Economia (Propec) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília; Mestre em Economia e graduda em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia; especialista em Blockchain e Fintech pelo IEBS, Espanha. Foi pesquisadora visitante em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Coordenou o Programa Primeiro Emprego no Estado da Bahia (2016) e o Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 (2017-2018). Foi presidente do Incra (2015-2016); assessora da Presidência do BNDES (2014-2015); Secretária de Planejamento de Aracaju (2001-2006) e de Sergipe (2007-2010) e Secretária de Desenvolvimento Urbano de Sergipe (2012-2013); além Secretária Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (2011).

 

Helena Martins do Rêgo Barreto

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa; Mestre e graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. É editora da Revista EPTIC; Coordenadora do Telas - Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação; e, Pesquisadora do GT Economía Política de la Información, la comunicación y la cultura da Clacso e do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (OBSCOM/CEPOS).  Associada à ULEPICC Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). Foi titular do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na primeira gestão do órgão (2014-2016) e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (2012-2018).

 

Renata Mielli
Jornalista, doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, integra a Coalizão de Direitos na Rede. É membro da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do CGI.br. Foi coordenadora gera do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação entre 2016 e 2020.

 

Marcos Dantas Loureiro
Professor Titular da Umiversidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. É conselheiro eleito, representando a comunidade acadêmica, do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) e do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br). Já integrou o Conselho Fiscal, o Conselho Deliberativo e a Diretoria do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. É sócio da ULEPICC, da INTERCOM e da ESOCITE.
 

Carlos Pinkusfeld Bastos
Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado e Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia.
 
José Eduardo Cassiolato
Coordenador da RedeSist - Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistema Produtivos e Inovativos Locais e Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia.
 
Helena Lastres
Coordenadora da RedeSist - Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistema Produtivos e Inovativos Locais e Pesquisadora Associada ao Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado.
 
 
          

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados