www.centrocelsofurtado.org.br


Comunicação | Pereta, Furtado & Costa | Tecnologias emergentes em setores tecnologicamente maduros? Explorando a emergência do processamento submarino de petróleo e gás natural sob a perspectiva dos sistemas tecnológicos de inovação (1990-2019)


Imprimir



PERETA, Matheus Gonçalves da Silva; FURTADO, André Tosi; COSTA, Janaína Oliveira Pamplona da.

Tecnologias emergentes em setores tecnologicamente maduros? Explorando a emergência do processamento submarino de petróleo e gás natural sob a perspectiva dos sistemas tecnológicos de inovação (1990-2019). Anais Eletrônicos do [...]. Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): Inovação, Sustentabilidade e Pandemia. São Paulo: Blucher, 2021.

| Comunicação online

 

Resumo

Este artigo explora o processo de emergência do sistema de processamento submarino na indústria mundial de petróleo e gás natural entre 1990-2019. São considerados cinco subsistemas relacionados ao SPS: compressão submarina de gás; estimulação submarina; separação submarina; tratamento e (re)injeção e aquecimento ativo das linhas de fluxo. A fim de compreender como a dinâmica de interação entre os atores e instituições envolvidos em atividades de inovação em SPS se articula com o seu processo de emergência tecnológica, realizou-se uma análise das funções dos sistemas tecnológicos de inovação (STI), a partir de dados de projetos demonstrativos, publicações científicas e patentes. Os principais resultados da análise das funções do STI identificaram que a atividade experimental, a produção e difusão de novos conhecimentos operam positivamente para a emergência do SPS no período analisado, enquanto a orientação da busca e a criação de legitimidade se caracterizam como falhas sistêmicas que explicam, parcialmente, as barreiras à difusão dessas tecnologias emergentes (TE) no setor. Sendo assim, este trabalho se propõe a contribuir para o debate sobre políticas públicas e inovação em setores estabelecidos, além de refletir sobre o papel dos países em desenvolvimento em áreas tecnológicas emergentes.

Palavras-chave: Tecnologias Emergentes. Sistema Tecnológico de Inovação. Funções dos Sistemas de Inovação. Indústria do Petróleo Offshore. Equipamentos de Produção Submarina.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados