www.centrocelsofurtado.org.br


Comunicação | Carvalho et al. | Investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração em Energia no Brasil: processo de mensuração e primeiros resultados


Imprimir



CARVALHO, Silvia Angélica Domingues de; FURTADO, André Tosi; BRESSAN, Bárbara; MOTTA, Lucas.

Investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração em Energia no Brasil: processo de mensuração e primeiros resultados. Anais Eletrônicos do [...]. Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): Inovação, Sustentabilidade e Pandemia. São Paulo: Blucher, 2021.

| Comunicação online


Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o processo de mensuração dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e demonstração (PD&D) em energia no Brasil, assim como as primeiras estimativas sobre esses montantes. Essas dados são relevantes para a melhor compreensão do destino final dos recursos destinados à PD&D, fornecendo subsídios para a formulação e o aprimoramento de políticas públicas sistemáticas para impulsionar o setor de energia e promover a transição energética no país. A mensuração dos investimentos em PD&D, classificando-os por categoria energética em nível de 2 dígitos, de acordo com a proposta da Agência Internacional de Energia (IEA), permitiu ao Brasil integrar o banco de dados da agência e, e partir disso, possibilitará análises comparativas destes dados com países da OECD. O escopo das informações foi restrito a fontes de dados secundários de órgãos públicos e o período de referência foi 2013 a 2018. As primeiras estimativas permitiram identificar a queda na participação dos investimentos em energias renováveis no total de investimentos em PD&D. A evolução dos investimentos públicos brasileiros em PD&D em energias renováveis, entre 2013 e 2018, aponta como principais fontes os biocombustíveis e a energia solar. Com relação à participação dos órgãos e programas federais, há forte presença do BNDES e da ANEEL enquanto que FINEP e Petrobras reduziram expressivamente seus investimentos de PD&D em energia.

Palavras-chave: energias renováveis; dispêndio federal; política energética; planejamento energético.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados