www.centrocelsofurtado.org.br


24-25/5 - XVI Seminário OBSCOM/CEPOS - II COMCEDE


Imprimir



 

O Observatório de Economia da Comunicação e o grupo de pesquisa Cepos convidam para o XVI Seminário Obscom/Cepos e o II Encontro da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, dias 24 e 25 de maio de 2018, na Universidade Federal do Sergipe, em Aracaju.

O Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe é um espaço de produção acadêmica vinculado aos programas de pós-graduação em Economia e Comunicação da UFS. Sede do portal EPTIC (www.eptic.com) e da revista EPTIC Online – que em 2018 entra em seu vigésimo ano de atividades, tendo sido responsável pela criação da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e do seu capitulo brasileiro (ULEPICC–Brasil) – realiza periodicamente os seminários OBSCOM/CEPOS. A inclusão da sigla CEPOS na denominação dos mesmos se deve à transferência do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade para o OBSCOM após o falecimento de seu fundador, Valério Brittos. 
 
Mais recentemente, o grupo OBSCOM/CEPOS tem sido o espaço de articulação de uma nova rede, buscando alinhar a economia política da comunicação (EPC) e o enfoque econômico histórico-estrutural latino-americano para repensar as políticas nacionais de desenvolvimento. Nessa trilha, em 2015 foi criada a Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento – COMCEDE, integrando pesquisadores de países de latino-america, no intuito de formular um amplo programa de pesquisa interdisciplinar que permita recuperar o pensamento social, econômico e comunicacional crítico, contribuindo para a reflexão sobre essa complexa problemática nas condições particulares deste início de século.
 
O evento primeiramente busca consolidar tanto o Seminário Internacional como os encontros anuais da Rede COMCEDE. Em segundo lugar, de forma mais ampla, procura trabalhar com dois grandes objetivos. O primeiro, relacionado ao trabalho no interior da rede, procura socializar os avanços de cada linha de pesquisa quanto à definição da sua estrutura geral (subáreas), planos de trabalho e potenciais projetos de pesquisa.
 
Na mesma perspectiva, busca-se, a partir do conhecimento dos interesses e pesquisas de cada linha de trabalho, identificar pontos de encontro para estruturar de maneira mais clara o programa macro de pesquisa interdisciplinar. O segundo objetivo tem um olhar para fora da rede, no intuito de continuar e amadurecer as relações com outros campos científicos, redes e pesquisadores em geral. Trata-se, nesse caso, de dar a conhecer a rede e promover a participação de mais pesquisadores latino-americanos. Assim, o seminário é também um espaço de divulgação de trabalhos dos membros da rede e de pesquisadores externos com afinidade e relação aos temas e áreas de trabalho da rede.
 

Confira a programação e inscreva-se.

PROGRAMAÇÃO

1º. Dia – 24/05 (quinta-feira)

Local: Auditório da Adufs

15h - 17h Atividades paralelas: Encontro dos grupos de pesquisa em EPC

Coordenação: Anderson Santos (UFAL) e Renam Marques (UFPI)

Reunião da rede COMCEDE

Coordenação: Cesar Bolaño (UFS) e Maurício Herrera (USP)

17h -17h30 Mesa de abertura

17h30 -19h Palestra de abertura

Ruy Sardinha Lopes (USP/São Carlos)

19h a 20h Lançamento de livros

2º. Dia – 25/05 (sexta-feira)

9h - 10h30 Mesa 1: Economia Política, cultura e dependência

Ancizar Narváez (Colômbia)
Verlane Santos (UFS)

Coord.: Paulo Sergio Ferreira (UFS)

10h30 -10h40 Café

10:45 - 12:15 Mesa 2: Desenvolvimento e cultura em Furtado

Roberto Saturnino Braga (Centro Celso Furtado)
Cesar Bolaño (UFS)

Coord.: Maurício Herrera (USP)

12h15 -14h Almoço

14h - 16h Apresentação de trabalhos (Consultar local)

16h - 16h15 Café

16h15 - 17h45 Mesa 3: Comunicação e Desenvolvimento na América do Sul

Local: Auditório da Adufs

Silvia Lago (UBA/Argentina)
Aníbal Orue (Unila/Paraguai)

Coord. Paulo Victor Melo (UFBA)

17h45 - 19h15 - Mesa 4: Algoritmo, controle e trabalho

Alain Herscovici (UFES)
Carlos Figueiredo (UFS)

Coord.: Christiane Campos (UFS)

 

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/L1fBGJ

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados