www.centrocelsofurtado.org.br


24-25/5 - XVI Seminário OBSCOM/CEPOS - II COMCEDE


Imprimir



 

 

Centro Celso Furtado participa de Seminário e Encontro de pesquisadores
 
 
XVI Seminário OBSCOM/CEPOS - Foto: Aianne Amado 
 
Aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Campus São Cristóvão, o XVI Seminário do Observatório Obscom-Cepos e II Encontro da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento (COMCEDE), com apoio do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF). Realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2018 pelo grupo de pesquisa Observatório de Economia e Comunicação da UFS (OBSCOM), o evento contou com a participação do Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado, Saturnino Braga, na mesa de debates ‘Desenvolvimento e Cultura em Celso Furtado, juntamente com o coordenador geral do evento, Prof. Dr. César Bolaño (UFS), e mediação da Profa. Dra. Christiane Campos (UFS).
 
Saturnino Braga destacou a atuação de Furtado como pensador do desenvolvimento que formulou interpretações propondo mudanças no conceito de desenvolvimento. Segundo ele, “a América Latina foi escolhida como laboratório para o desenvolvimento, e neste contexto Celso teve destaque no pensamento sobre este processo na América Latina, pois chegou à conclusão de que o desenvolvimento não era um processo em que os países subdesenvolvidos eram retardatários, mas sua linha de interpretação levava em conta dimensões históricas, sociais e políticas”. Destacou ainda que os países desenvolvidos usavam sua criatividade para produzir solução para seus problemas e necessidades, sobretudo através da cultura da inovação, do bem estar e do prazer estético que inspira novos padrões de consumo, e não a importação de padrões externos, como aconteceu nos países subdesenvolvidos. O estudo deste fenômeno moveu o pensamento furtadiano e ao aprofundar o conceito de desenvolvimento, Furtado percebeu a cultura como grande fonte de respostas aos desafios para o desenvolvimento. Assinalou também que Furtado era contrário à adoção de tecnologias e soluções administrativas externas, enxergando a criatividade - cultura envolvendo inovação, ciência e tecnologia - como motor do desenvolvimento.
 
Na mesma mesa de debates, o Prof. César Bolaño ressaltou o resultado de suas pesquisas sobre a visão de cultura no pensamento furtadiano, que resultaram em duas obras importantes para uma compreensão ampliada da dimensão da cultura no desenvolvimento, ‘O Conceito de Cultura em Celso Furtado’ e ‘Campo Aberto para a Crítica da Epistemologia da Comunicação’, cujas discussões dão destaque também a  processos relacionados aos sistemas de comunicação e às indústrias culturais.
 
A mediadora Christiane Campos lembrou não apenas da importância da participação do CICEF no evento, mas do lastro político e histórico vivenciado por Saturnino Braga em sua vida pública, que muito enriqueceu o debate.
 

Reunião COMCEDE - Foto: Aianne Amado
 
 
Rede COMCEDE
 
O diretor presidente Saturnino Braga também esteve presente no II Encontro da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, com participação de pesquisadores brasileiros e de diferentes países da América Latina interessados em retomar a contribuição de Furtado ao pensamento social latino-americano visando a formulação de um amplo programa de investigação interdisciplinar. Através de parcerias em eventos, publicações e intercâmbios entre as diferentes universidades latino americanas representadas na reunião e o CICEF, foi estabelecido como viés de ação a aproximação entre a diversidade de visões críticas sobre conceitos de desenvolvimento mais especificamente ligadas ao pensamento furtadiano, como a autonomia cultural, as políticas culturais e a criatividade, bem como as questões de desenvolvimento e soberania no cenário atual.
 
Como encaminhamentos, foram propostas possibilidades de convênios entre instituições latino americanas, uma publicação da Rede COMCEDE sobre cultura e desenvolvimento e a possibilidade de realização do III Encontro da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento através da Universidad Nacional del Este, do Paraguai.
 

 

Texto: Marcelo Rangel (OBSCOM-CEPOS/PPGCOM-UFS)

 

----------------------------------------------------------------

 

O Observatório de Economia da Comunicação e o grupo de pesquisa Cepos convidam para o XVI Seminário Obscom/Cepos e o II Encontro da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, dias 24 e 25 de maio de 2018, na Universidade Federal do Sergipe, em Aracaju.

O Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe é um espaço de produção acadêmica vinculado aos programas de pós-graduação em Economia e Comunicação da UFS. Sede do portal EPTIC (www.eptic.com) e da revista EPTIC Online – que em 2018 entra em seu vigésimo ano de atividades, tendo sido responsável pela criação da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e do seu capitulo brasileiro (ULEPICC–Brasil) – realiza periodicamente os seminários OBSCOM/CEPOS. A inclusão da sigla CEPOS na denominação dos mesmos se deve à transferência do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade para o OBSCOM após o falecimento de seu fundador, Valério Brittos. 
 
Mais recentemente, o grupo OBSCOM/CEPOS tem sido o espaço de articulação de uma nova rede, buscando alinhar a economia política da comunicação (EPC) e o enfoque econômico histórico-estrutural latino-americano para repensar as políticas nacionais de desenvolvimento. Nessa trilha, em 2015 foi criada a Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento – COMCEDE, integrando pesquisadores de países de latino-america, no intuito de formular um amplo programa de pesquisa interdisciplinar que permita recuperar o pensamento social, econômico e comunicacional crítico, contribuindo para a reflexão sobre essa complexa problemática nas condições particulares deste início de século.
 
O evento primeiramente busca consolidar tanto o Seminário Internacional como os encontros anuais da Rede COMCEDE. Em segundo lugar, de forma mais ampla, procura trabalhar com dois grandes objetivos. O primeiro, relacionado ao trabalho no interior da rede, procura socializar os avanços de cada linha de pesquisa quanto à definição da sua estrutura geral (subáreas), planos de trabalho e potenciais projetos de pesquisa.
 
Na mesma perspectiva, busca-se, a partir do conhecimento dos interesses e pesquisas de cada linha de trabalho, identificar pontos de encontro para estruturar de maneira mais clara o programa macro de pesquisa interdisciplinar. O segundo objetivo tem um olhar para fora da rede, no intuito de continuar e amadurecer as relações com outros campos científicos, redes e pesquisadores em geral. Trata-se, nesse caso, de dar a conhecer a rede e promover a participação de mais pesquisadores latino-americanos. Assim, o seminário é também um espaço de divulgação de trabalhos dos membros da rede e de pesquisadores externos com afinidade e relação aos temas e áreas de trabalho da rede.
 

Confira a programação e inscreva-se.

PROGRAMAÇÃO

1º. Dia – 24/05 (quinta-feira)

Local: Auditório da Adufs

15h - 17h Atividades paralelas: Encontro dos grupos de pesquisa em EPC

Coordenação: Anderson Santos (UFAL) e Renam Marques (UFPI)

Reunião da rede COMCEDE

Coordenação: Cesar Bolaño (UFS) e Maurício Herrera (USP)

17h -17h30 Mesa de abertura

17h30 -19h Palestra de abertura

Ruy Sardinha Lopes (USP/São Carlos)

19h a 20h Lançamento de livros

2º. Dia – 25/05 (sexta-feira)

9h - 10h30 Mesa 1: Economia Política, cultura e dependência

Ancizar Narváez (Colômbia)
Verlane Santos (UFS)

Coord.: Paulo Sergio Ferreira (UFS)

10h30 -10h40 Café

10:45 - 12:15 Mesa 2: Desenvolvimento e cultura em Furtado

Roberto Saturnino Braga (Centro Celso Furtado)
Cesar Bolaño (UFS)

Coord.: Maurício Herrera (USP)

12h15 -14h Almoço

14h - 16h Apresentação de trabalhos (Consultar local)

16h - 16h15 Café

16h15 - 17h45 Mesa 3: Comunicação e Desenvolvimento na América do Sul

Local: Auditório da Adufs

Silvia Lago (UBA/Argentina)
Aníbal Orue (Unila/Paraguai)

Coord. Paulo Victor Melo (UFBA)

17h45 - 19h15 - Mesa 4: Algoritmo, controle e trabalho

Alain Herscovici (UFES)
Carlos Figueiredo (UFS)

Coord.: Christiane Campos (UFS)

 

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/L1fBGJ

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados