www.centrocelsofurtado.org.br


10 anos de atividades do Centro Celso Furtado


Imprimir



 

 

Faz dez anos foi criado o Centro Celso Furtado, cuja missão precípua é participar e enriquecer este debate sobre estratégias para o desenvolvimento, especialmente no caso do Brasil e da América Latina, seguindo a linha de pensamento do seu patrono. Foi em 22 de novembro de 2005 que se realizou a Assembleia Inaugural do Centro Internacional Celso Furtado, sendo nomeada sua primeira diretoria, composta por Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares, Rosa Freire d’Aguiar, Carlos Tiburcio, Claudio Salm e Hildete Pereira de Melo. A proposta de um centro de estudos e pesquisas voltado para projetos e políticas ligados ao desenvolvimento tinha sido apresentada pelo presidente Lula em junho de 2004, durante a XI reunião da Unctad, em São Paulo. Em dez anos, o Centro, sediado em duas salas do BNDES, no Rio de Janeiro, realizou dezenas de seminários, mesas-redondas, conferências, congressos, no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil.
 
O CICEF tem realizado importantes missões:
 
1) na área de formação, com numerosos cursos de macroeconomia e desenvolvimento em diferentes cidades do País e dezenas de  bolsas de pós-graduação com teses ligadas ao tema do desenvolvimento;
 
2) na área de publicações, com a edição regular de dois números por ano de sua conceituada revista Cadernos do Desenvolvimento e vários livros considerados seminais para o tratamento do tema do desenvolvimento;
 
3) no debate sobre o seu grande tema, com seminários e encontros sobre vários assuntos atinentes ao mesmo, além de congressos dos seus sócios a cada dois anos, com dezenas de mesas de discussão sobre essas questões.
 
Publicamos hoje um relatório resumido das atividades destes últimos dez anos. Ele é tanto um retrato da gestão atual quanto uma memória de palestras, cursos, congressos, livros e revistas que fizemos, e, claro, dos muitos especialistas que já passaram pelo Centro, contribuindo para o debate sobre o desenvolvimento.
 
A todos que já participaram de nossas atividades, que passaram pelo Centro Celso Furtado e que nos acompanham nas redes e/ou nos vídeos o nosso agradecimento especial.
 
Leia aqui o relatório:
 
 Relatório de 10 anos de atividades do Centro Celso Furtado
 
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados