www.centrocelsofurtado.org.br


Assista ao vídeo da comemoração dos 10 anos do Centro Celso Furtado


Imprimir



Os dez anos do Centro Internacional Celso Furtado foram comemorados na segunda-feira, dia 19 de outubro, no BNDES, onde o Centro está sediado. O aniversário foi comemorado com algumas semanas de antecedência, para coincidir com a posse da nova diretoria, eleita por seus 229 sócios e composta por Roberto Saturnino Braga (diretor-presidente), e pelos diretores Gilberto Bercovici, Ligia Bahia, Marcos Costa Lima e Pedro Cezar Dutra Fonseca. Houve também, no dia 19, uma homenagem aos ex-dirigentes e aos patronos; a apresentação de um slideshow sobre Celso Furtado, realizado há dez anos por sua viúva Rosa Freire d’Aguiar.
 
Depois, houve um debate, que contou com patrocínio da FINEP, com coautores do livro recém-lançado pelo Centro: "Brasil, sociedade em movimento", organizado por Pedro de Souza, editado em parceria com a Paz e Terra, e já à venda nas livrarias (http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=28929).
 
Foi em 22 de novembro de 2005 que se realizou a Assembleia Inaugural do Centro Internacional Celso Furtado, sendo nomeada sua primeira diretoria, composta por Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares, Rosa Freire d’Aguiar, Carlos Tiburcio, Claudio Salm e Hildete Pereira Melo. A proposta de um centro de estudos e pesquisas voltado para projetos e políticas ligados ao desenvolvimento tinha sido apresentada pelo presidente Lula em junho de 2004, durante a XI reunião da Unctad, em São Paulo. Em dez anos, o Centro, sediado em duas salas do BNDES, no Rio de Janeiro, realizou dezenas de seminários, mesas-redondas, conferências, congressos, no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil.
 
Destacam-se na sua agenda acadêmica o ciclo Problemas de médio e longo prazo do desenvolvimento brasileiro (seminários sobre o financiamento do desenvolvimento, a energia, os projetos estruturantes, os problemas e políticas da educação, a questão metropolitana, os problemas e políticas da saúde, a questão agrária, os impactos ambientais etc.); os congressos internacionais sobre A crise e os desafios para um novo ciclo de desenvolvimento (RJ, 2012), sobre Um novo desenvolvimento para uma nova democracia (RJ, 2014), sobre o Desenvolvimento Regional e o Nordeste (Recife, 2009); sobre As Cidades Médias brasileiras (Natal, 2010; Maceió, 2011), sobre Saúde e Desenvolvimento (RJ, 2012); os cursos de capacitação sobre Macroeconomia e Desenvolvimento, oferecidos em mais de vinte cidades a gestores e economistas; as bolsas de estudos para mestrandos e doutorados.
 
Na área de publicações, o Centro Celso Furtado edita semestralmente a revista acadêmica “Cadernos do Desenvolvimento” (www.cadernosdodesenvolvimento.org.br).  Publicou, em dez anos, vinte e cinco títulos, em parceria com editoras comerciais, quase todos nas suas coleções: Arquivos Celso Furtado (seis volumes, com textos inéditos do acervo de Celso Furtado); Economia Política e Desenvolvimento (seis volumes, reedições de títulos esgotados e/ou sem tradução brasileira); Pensamento Crítico (cinco e-books de ensaios relativos ao desenvolvimento). O título mais recente é Brasil, sociedade em movimento, organizado por Pedro de Souza, coletânea de 45 coautores editada em parceria com a Paz e Terra, recém-lançada no Rio de Janeiro (Livraria Travessa), em São Paulo (Livraria da Vila/Lorena) e Curitiba.
 
O Centro Celso Furtado é depositário da biblioteca pessoal de Celso Furtado. Composta de onze mil volumes, a Biblioteca Celso Furtado está, desde 2009, aberta ao público e tem seu catálogo inteiramente on line. A BCF conta também com um Banco de Teses sobre Celso Furtado, com cinquenta trabalhos acadêmicos do Brasil e do exterior, e um Banco de Artigos sobre Celso Furtado, que reúne cerca de 200 artigos acadêmicos a seu respeito. Tanto as teses como os artigos estão disponíveis on line no site da BCF: www.bibliotecacelsofurtado.org.br

 

Assista ao vídeo das comemorações dos 10 anos do Centro Celso Furtado e do debate sobre o livro "Brasil, sociedade em desenvolvimento"

 

 

Fotos: 

     
Roberto Saturnino Braga, diretor-presidente, assina o termo de posse.   Comemoração dos 10 anos do Centro Celso Furtado    Diretores assinam o Termo de Posse     Diretores assinam o Termo de Posse 
     
Presentes nas comemorações    Ex-presidentes do Centro foram homenageados   Os patronos do Centro também receberam homenagens    Ex-diretores do Centro foram homenageados
     
Roberto Saturnino Braga falou do livro "Brasil, sociedade em movimento"   Público presente recebeu o livro    Público presente recebeu o livro    Rosa Freire d'Aguiar passou um vídeo de sua autoria sobre Celso Furtado 
     
 João Carlos Ferraz, diretor do BNDES, falou sobre o Centro estar sediado no banco   Prof. Marcos Costa Lima, novo diretor, debateu seu texto no novo livro    Prof. Ligia Bahia,
nova diretora, falou sobre a questão da saúde pública
  Luis Manuel Rebelo Fernandes, presidente da Finep, também esteve no debate do livro
        
 Prof. Gilberto Bercovici, novo diretor, debateu seu texto no novo livro    Saturnino Braga; Rosa Freire; Ligia Bahia; Isabel Lustosa; Dulce Pandolfi e Hildete Pereira de Melo    Maria Luiza Villela (esquerda) e Vera Medina (direita)
deram início à catalogação da Biblioteca Celso Furtado. Ao centro, Aline Balué, bibliotecária da
BCF
   Carlos Brandão; Helena Lastres; Rosa Freire; José Aragão
             
             

Crédito: Centro Celso Furtado/Carlos Will

  

 

 

O aniversário do Centro será comemorado na segunda-feira 19 de outubro, no 9º andar do Edifício Ventura. Faremos um breve ato de posse da nova diretoria, composta por Roberto Saturnino Braga, Gilberto Bercovici, Ligia Bahia, Marcos Costa Lima e Pedro Cezar Dutra Fonseca, com uma homenagem aos ex-dirigentes, às 15h30, seguido de um debate em torno do livro Brasil, sociedade em movimento.

Para participar, mande e-mail para centro@centrocelsofurtado.org.br com seu nome e RG até o dia 16 de outubro.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados