www.centrocelsofurtado.org.br


Deepak Nayyar no entrevistaFPA


Imprimir



Nota da Fundação Perseu Abramo

Economista Deepak Nayyar no entrevistaFPA

seg, 11/08/2014 - 14:38

No próximo dia 23 de agosto, sábado, o programa entrevistaFPA recebe o economista Deepak Nayyar, professor emérito da Universidade Jawaharlal Nehru, de Nova Delhi, na Índia, e autor do livro A Corrida pelo crescimento, editado pelo Centro Internacional Celso Furtado. Entrevistado pelo também professor Reginaldo Moraes, do Grupo de Conjuntura da Fundação Perseu Abramo (FPA), Nayyar vai discorrer sobre a importância crítica do emprego no contexto mais amplo da economia mundial. O evento terá transmissão exclusiva da tevêFPA.

Para Nayyar, o emprego pode oferecer uma solução sustentável aos problemas enfrentados pela economia mundial, como a redução do ritmo de crescimento e o aumento rápido da desigualdade. “A queda do crescimento econômico e da criação de emprego são associados à piora da distribuição de renda, e ao mesmo tempo há uma deterioração da qualidade do emprego que tem acentuado as desigualdades econômicas'', avalia o economista em sua mais recente obra.

Deepak Nayyar é professor emérito da Universidade Jawaharlal Nehru, de Nova Delhi. Lecionou em Oxford, onde se doutorou, em Sussex, e na New School for Social Research, de Nova York. Integrou os quadros do World Institute for Development Economics Research em Helsinque, do South Centre, em Genebra, do Social Science Research Council, ocupou funções de governo na Índia. É autor, entre outros, de Trade and Globalization (2008), e Liberalization and Development (2008). A corrida pelo crescimento é seu primeiro livro publicado no Brasil.

entrevistaFPA
O programa entrevistaFPA é composto por quatro blocos de 15 minutos, sendo que o último bloco conta com perguntas enviadas pelos internautas. O programa já contou a participação do economista João Sicsú, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, do professor Reginaldo Carmelo de Moraes, do sociólogo Jean Tible, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, de Rosane Bertotti, da CUT, Paulo Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Genoíno, deputado federal, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Também já participaram Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT, Miriam Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres, William Nozaki, da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo; Alessandro Melchior, da Coordenação de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo; o advogado Marcelo Dias, presidente da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, do Rio de Janeiro, e o ministro Gilberto Carvalho, que falou sobre a política nacional de participação social. A última edição do programa ouviu Antônio Silva Pinto, secretário da Promoção da Igualdade Racial da prefeitura de São Paulo.

Acompanhe no Canal da FPA no Youtube a íntegra das entrevistas já realizadas.

Serviço
EntrevistaFPA com Deepak Nayyar
Dia 23 de agosto, às 10h
Transmissão exclusiva da tevêFPA






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados