www.centrocelsofurtado.org.br


Centro Celso Furtado marca presença em seminário da Sudene


Imprimir



Roberto Saturnino Braga na abertura do seminário. A seu lado, o professor Mick Dunford.

 

O Centro Internacional Celso Furtado foi uma das instituições convidadas a participar do Seminário Internacional Desenvolvimento e Disparidades Regionais em Países Emergentes, uma co-realização da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizado de 5 a 7 de maio, em Recife, o evento reuniu, além do Centro, instituições estrangeiras,universidades brasileiras e o Ministério da Integração Nacional, com o intuito de compartilhar o conhecimento a respeito das características e semelhanças entre China, Brasil, Índia e México.

Na abertura do evento o presidente do Centro Celso Furtado, Roberto Saturnino Braga, ressaltou a importância do aprofundamento do tema como vistas a se atingir um bem comum maior. “Mais do que pensar no fator econômico, a humanidade precisa perceber que a busca pelo desenvolvimento igualitário regional é também uma forma de atingirmos a igualdade entre os povos, o caminho mais rápido para alcançarmos a paz mundial”, afirmou.

O seminário apresentou, em sete mesas temáticas, um rico mosaico de como diferentes países e culturas estudam e trabalham suas desigualdades e disparidades econômicas e sociais internas. Questões como o adensamento demográfico da Índia e da China e as dificuldades na implementação de políticas de base para as áreas rurais do Brasil, assim como problemáticas comuns aos países em desenvolvimento como a disseminação das tecnologias de conhecimento, a urbanização e a necessidade de racionalização da logística de transporte público urbano foram debatidas entre os palestrantes e o público de mais de 200 pessoas por dia, formado por estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.

O encontro foi o primeiro de uma série de uma rede de cooperações que começa a ser tecida entre a UFPE e as instituições de ensino chinesas. “Vamos trazer um professor visitante da China para ficar um ano conosco, e enviar pesquisadores e estudantes para programas de mobilidade. Essa iniciativa se dará nos termos da criação do Núcleo de Estudos da Ásia, que envolve a China, o Japão e o Paquistão”, explicou o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.

Além do diretor-presidente Roberto Saturnino Braga, o Centro Celso Furtado se fez representar no seminário com as participações do conselheiro Marcos Costa Lima, coordenador da mesa intitulada trajetórias nacionais do desenvolvimento; do diretor Ricardo Ismael, que coordenou a mesa Cidades e urbanização, rural e urbano; e da sócia Vera Cepêda, palestrante da mesa sobre políticas sociais, trabalho, educação, pobreza e meio ambiente

As apresentações serão publicadas em e-book bilíngue (português-inglês) nos próximos meses.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados