www.centrocelsofurtado.org.br


Livro “Essencial Celso Furtado”


Imprimir



 

 

Até seu último texto, escrito duas semanas antes de morrer, o economista Celso Furtado viveu seis décadas de produção constante, que abrangeu um amplíssimo leque de reflexões. À problemática do subdesenvolvimento que esteve no centro de suas preocupações na Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), acrescentou, ao assumir funções de governo a partir de 1958, a questão regional nordestina e o planejamento. Em seguida, os anos do exílio foram os mais fecundos de sua produção acadêmica. Suas tarefas universitárias juntam-se ao desafio de entender os rumos do Brasil e de uma conjuntura mundial em plena mutação. A moldura conceitual se expande em direção às outras ciências sociais, à cultura e à filosofia. O retorno ao Brasil, depois da anistia, dá origem a trabalhos de política econômica, alguns muito combativos. Depois desse momento conturbado, Furtado aceita desfrutar de certo repouso para se dedicar a uma escrita mais amena, suas memórias.
 
A partir desses múltiplos interesses, o propósito da antologia é destacar quatro linhas essenciais no pensamento do grande economista. O eixo “Trajetórias” reúne textos de cunho autobiográfico. O núcleo mais relevante de sua obra é, evidentemente, o “Pensamento econômico”, subdividido no Essencial em teoria e história, cobrindo um período que vai de 1961 a 1994. A problemática do subdesenvolvimento é seu fulcro. De seu livro mais conhecido, Formação econômica do Brasil, marcadamente de história econômica, se inclui o capítulo “Os mecanismos de defesa e a crise de 1929”. A esse núcleo se seguem “Pensamento político” e, por fim, o tema da cultura, que fecha o volume, e tem um lugar destacado no pensamento de  Celso Furtado, preocupado a partir de meados dos anos 1970 com a dimensão cultural do desenvolvimento, ou melhor, o elo explícito entre cultura e desenvolvimento. 
 
Veja mais detalhes no release da editora, aqui.
 
Leia um trecho do livro, aqui.
 
Mais informações: http://www.ciadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=85097
 

 
 
LANÇAMENTO
 
  • Segunda-feira, 22 de julho, às 19h - Debate de lançamento - Essencial Celso Furtado
 
A Livraria Cultura e a Editora Companhia das Letras convidam para o debate de lançamento do livro Essencial Celso Furtado

Recife

19h – Debate com o Superintendente da SUDENE Luiz Gonzaga Paes Landim, Rosa Freire d’Aguiar Furtado e Carlos Brandão (UFRJ).

Livraria Cultura – Paço Alfândega





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados