www.centrocelsofurtado.org.br


Lançamento em Portugal de "Arquivos 5"


Imprimir



 

 

 


Rosa Furtado, presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado foi convidada a apresentar o livro "Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura", quinto número da coleção Arquivos Celso Furtado, no ciclo de conferências O IMATERIAL - 2ª edição, que ocorreu entre 21 de Março e 11 de Julho de 2013, no auditório da Fundação de Serralves, no Porto, em Portugal.

De acordo com seus organizadores, o ciclo persiste no esforço de pensar Portugal, a sua economia e o seu futuro, apesar de uma conjuntura que persiste em apresentar-se cheia de preocupações e agendas que pouco parecem contribuir para a reflexão sobre seu destino como nação e como povo.

No dia 27 de junho, ocorreu a mesa "Um mundo multipolar com novas potências assentes em economias emergentes" com participação de Rubens Ricúpero e Marcio Pochmann, com moderação de Francisco Seixas da Costa. Após a mesa, Rosa Furtado lançou a publicação com comentários de António Figueiredo. 

A coleção “Arquivos Celso Furtado”, criada em 2008, e que desde então vem publicando um número por ano, é uma coedição do Centro Celso Furtado e da editora Contraponto.

Os Arquivos 5: Ensaios sobre a cultura e o Ministério da Cultura possui introdução de Rosa Freire d’Aguiar sobre a cultura na obra de Celso Furtado; textos de Celso Furtado produzidos nos 3 anos em que foi ministro da Cultura (1986-88); nos 3 anos em que foi o único brasileiro membro da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento da ONU/Unesco (1992-95); em que foi membro da Academia Brasileira de Letras; entrevistas da época; textos de colaboradores seus, etc.

Veja os outros números da coleção Arquivos Celso Furtado aqui.

Para ver o Programa do ciclo O IMATERIAL-2 clique aqui
 
Para conhecer o CVs dos participantes da sessão de 27 de junho clique aqui
 
Para ver o texto introdutorio do Comissario clique aqui
 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados