Desenvolvimento econômico e crise: ensaios em comemoração aos 80 anos de Maria da Conceição Tavares
Luiz Carlos Delorme Prado (org.)
283 páginas
ISBN: 9788578660505
|
Maria da Conceição Tavares reúne uma poderosa mente analítica, nutrida em sua formação matemática, a uma profunda sensibilidade social. A primeira geração de economistas brasileiros possuía formação jurídica ou de engenharia civil. Viam a sociedade como um quadro institucional cristalizado ou como um conjunto de mecanismos. Maria da Conceição pertence à geração seguinte, primeira formada nas recém-criadas escolas de economia de nível universitário. Sua formação matemática não a levou para um cientificismo positivista, isso graças a uma forte dose de historiacismo que lhe veio de leitura precoce de Marx. Esse rico equipamento intelectual foi posto a serviço de um forte senso de solidariedade social. Sua vida tem sido um combate sem quartel para injetar racionalidade e sentido ético na política deste país que se notabiliza pelas desigualdades sociais.
Celso Furtado
Inspirado nas palavras do seu patrono, o Centro Internacional Celso Furtado convidou dez grandes economistas brasileiros para prestarem uma homenagem a Maria da Conceição Tavares, que chega aos oitenta anos com a vitalidade e a lucidez que sempre balizaram sua vida intelectual e sua atuação política. Em Desenvolvimento econômico e crise estão reunidos textos de ex-alunos seus nas universidades Federal do Rio de Janeiro e Estadual de Campinas e de professores que conviveram com ela nessas e outras instituições acadêmicas. Os ensaios versam sobre temas de sua predileção: teoria econômica, economia do desenvolvimento, Brasil e problemas internacionais.
Três depoimentos pessoais dão conta dessa personalidade vibrante e apaixonada, composta em doses iguais de inteligência e emoção à flor da pele, rigor e ética, e que, numa idade em que muitos se aposentam, dispôs-se a travar mais uma batalha, na Câmara dos Deputados, em momento em que o país atravessava grave crise econômica e de representação política. Completam o livro a bibliografia e três textos da homenageada, escritos na década de 1970, mas que aguardam surpreendentemente atualidade.
Desenvolvimento econômico e crise é um retrato de corpo inteiro dessa economista portuguesa que muito jovem adotou o Brasil, e pelo Brasil foi adotada.
Rosa Freire d’Aguiar
Mais Informações: www.contrapontoeditora.com.br