Foto: Anpur
É com pesar que comunicamos o falecimento, na tarde desta sexta-feira, dia 9/12, da professora Ana Clara Torres Ribeiro, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ .
Socióloga, doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1988), Ana Clara Torres Ribeiro foi professora Adjunta do Ippur desde 1987 e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrava o programa Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
No Ippur, após larga experiência com o tema do movimentos sociais (coordenação de grupo de trabalho da ANPOCS, oferta de disciplina e orientação de dissertações de mestrado, além da realização de estudos e pesquisas) criou, em 1998, o Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território (Lastro) e a disciplina Teorias da Ação, que condensa as orientações teóricas do trabalho experimental desenvolvido pelo Lastro, no qual desenvolveu pesquisa sistemática da Ação Social (reivindicações, protestos e lutas) em contextos metropolitanos, a proposição de novos conceitos e categorias e exercícios com a denominada cartografia da ação.
Fortunato Mauro
jornaldaufrj@reitoria.ufrj.br
Fonte: Jornal da UFRJ - www.ufrj.br