www.centrocelsofurtado.org.br


Biblioteca Celso Furtado adquire obras sobre a China contemporânea.


Imprimir



A atual crise econômica internacional sublinha o papel fundamental das relações sul-sul no desenvolvimento do Brasil, particularmente no que se refere à China, hoje um dos principais parceiros comerciais do país. Dia 3 de junho de 2010 o Centro Celso Furtado promoveu uma reunião sobre essa problemática, tema de uma brilhante comunicação apresentada pelo professor Antônio Barros de Castro nessa ocasião.
 
Participaram dessa reunião professores de economia, relações internacionais e ciências políticas de várias universidades brasileiras, representantes do IPEA, do BNDES e da Petrobras, e ainda o Ministro João Genésio de Almeida, chefe da divisão do Fórum IBAS e do Agrupamento BRICS do Ministério das Relações Exteriores. Todos os presentes concordaram na urgência de fomentar os estudos sobre as relações sul-sul e sua influência no desenvolvimento do Brasil, diante do caráter incipiente e fragmentado desses estudos na academia.
 
O Centro Celso Furtado se propôs a apoiar esse esforço e, como primeira iniciativa, decidiu enriquecer a sua biblioteca de uma coleção de obras sobre a China contemporânea, preenchendo, muito parcialmente, uma grave lacuna no acervo das bibliotecas universitárias.
 
Paula Nabuco, que prepara tese de doutoramento em economia sobre a China, antiga bolsista do Centro Celso Furtado, foi encarregada de selecionar as obras a adquirir. Uma vez aprovada essa lista pelo Comitê Científico do Centro as obras disponíveis foram adquiridas, catalogadas, e se encontram hoje à disposição do público leitor na biblioteca do Centro.
 
Trata-se de 44 livros (outros ainda estão encomendados) compondo uma bibliografia básica na área de ciências sociais sobre a China contemporânea. Essa seleção, cuja principal área de concentração é a de economia, mas que também contempla temas ligados às ciências políticas, relações internacionais, história e sociologia, se destina a apoiar o estudo das transformações sofridas pela China no período de reforma e abertura.
 
Veja a lista com os livros.
Veja as informações de consulta, no site da Biblioteca Celso Furtado.
 
O Centro tomará em breve outras iniciativas nesse contexto, nomeadamente a aquisição de uma coleção de obras sobre a Índia, já em andamento.





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados