O Centro Internacional Celso Furtado, em coedição com a Contraponto, acaba de lançar a biografia de Raúl Prebisch, de autoria de Edgar J. Dosman, “Raúl Prebisch (1901-1986) – A construção da América Latina e do Terceiro Mundo”.
A convite do Centro, o professor Dosman (York University, Toronto, Canadá) fará uma conferência em Brasília dia 12 de agosto, em São Paulo dia 16 de agosto e no Rio de Janeiro dia 19 de agosto.
A obra, eleita um dos melhores livros de 2009 pela revista The Economist, foi saudada por Krishnamurti Rangaswami, ex-diretor da UNCTAD, como "Um estudo monumental, o produto de uma investigação massiva baseada em valiosas fontes de arquivo, conversas íntimas e, sobretudo, a percepção e análise magistral das idéias de Prebisch e das situações que enfrentou ao longo de sua carreira. Este livro é uma leitura de referência essencial para a compreensão de nossa era atual de globalização e domínio do mercado livre, e é altamente recomendado para os decisores políticos”.
Programação detalhada:
- Dia 12 de agosto, às 10 horas.
Auditório do IPEA SBS – Qd. 1 – Bl J - Ed. BNDES, 16º andar Brasília - DF
Conferência de Edgard J. Dosman com a participação de Ricardo Bielschowsky, Diretor ai. do Escritório da CEPAL no Brasil, Conselheiro do Centro Celso Furtado, e de Marcos Antonio Macedo Cintra, Diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA, sócio do Centro Celso Furtado.
- Dia 15 de agosto às 19 horas.
Hotel Paulista Wall Street Suites (Rua Itapeva, 636 São Paulo - SP)
Lançamento do livro na presença do autor. Coquetel
- Dia 16 de agosto, às 20 horas.
Fundação Armando Álvares Penteado Rua Alagoas, 903 – Consolação S. Paulo – SP
Conferência de Edgard J. Dosman com a participação do Embaixador Rubens Ricupero, Conselheiro do Centro Celso Furtado, e de Rosa Freire d'Aguiar Furtado, diretora do Centro Celso Furtado.
- Dia 19 de agosto, às 10 horas
Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro (Avenida Pasteur, 250 Rio de Janeiro – RJ)
Conferência de Edgard J. Dosman com a participação dos professores Carlos Frederico Leão Rocha, diretor do Instituto de Economia da UFRJ, sócio do Centro Celso Furtado e Luiz Carlos Delorme Prado, Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado.