www.centrocelsofurtado.org.br


Eleições CICEF 2024 | Diretoria e Conselhos


Imprimir



 

CANDIDATOS

 

1. Diretoria

 

 

1.1 Carlos Pinkusfeld Monteiro Bastos (Diretor-Presidente)

Atual Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. PhD em Economics pela New School for Social Research, Estados Unidos; Mestre em Economia da Insdústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, economista da ANBID (atual ANBIMA), consultor junto ao IBGE para a realização da PINTEC. Foi Diretor do Centro Celso Furtado em exercício anterior, organizadando uma série de seminários e congressos nacionais e internacionais e ministrado cursos de formação na área de macroeconomia por todo Brasil, em parceria com o IPEA.

1.2 André Tosi Furtado (Diretor)

Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica. Doutor, Mestre e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris I. Foi pesquisador da CLAN, sob a direção de Rômulo Almeida, em 1978 e pesquisador do CEBRAP, de 1981 a 1985. É sócio-fundador do Centro Celso Furtado, com mandatos no Conselho Fiscal e no Conselho Diretivo em exercícios anteriores. Atua na área de estudos da inovação, com ênfase em energia, indicadores e políticas de inovação. 

1.3 Claudia Sousa Leitão (Diretora)

Doutora em Sociologia pela Sorbonne - Paris V e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006); Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (2011 a 2013); Diretora do Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020); e, Presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (2019-2020). É membro do Conselho Consultivo da empresa portuguesa Territórios Criativos (2020-); Consultora associada do Instituto Alvorada Brasil; Consultora em Economia Criativa para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para governos federal, estaduais e municipais, empresas privadas e outras organizações. Além de professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará e Sócia da Tempo de Hermes Projetos Criativos.

1.4 Wilson Vieira (Diretor)

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutor em Sociologia e Mestre em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas; graduado em economia pela Universidade Federal Fluminense. Foi pesquisador colaborador e realizou pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos e desenvolve pesquisas nas áreas de história econômica, economia brasileira, pensamento econômico e social brasileiro e latino-americano. Foi membro do Conselho Fiscal do Centro Celso Furtado. É editor-chefe do periódico científico Cadernos do Desenvolvimento.

 

2. Conselho Deliberativo

 

2.1 Alexandre de Freitas Barbosa (reeleição)

Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Doutor em Economia Aplicada e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo; Especialista em Políticas Públicas pela University of Texas At Austin, Estados Unidos. Coordena o Núcleo Temático "Repensando o Desenvolvimento" do LabIEB.

2.2 Angela Nascimento

Atual Diretora do Centro Celso Furtado. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Educação Profissional pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco; Especialista em Arquivos pelo Ministério da Cultura da Espanha; graduada em História pela Universidade de Pernambuco. Foi coordenadora do Projeto de Preservação e Disponibilização do acervo do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

2.3 Antônio Porfírio de Matos Neto

Escritor, economista e técnico em agropecuária, com experiência de 40 anos no serviço público e grande apreço pela cultura e pelo desenvolvimento social, sobretudo do Nordeste. Na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), atuou como superintendente, gerente de administração, chefe de meio ambiente, entre outros cargos. Possui formações em Direito, Filosofia e Ciências Econômicas. Formulador e presidente do Museu do Cangaço. Atua em várias academias e instituições culturais, como a Academia Sergipana de Letras (ASL).

2.4 Fernando Mansur de Mattos 

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Economia. Doutor e Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Visiting Scholar no Institute of Latin American Studies, na Universidade de Columbia; Bolsista PNPD do IPEA; Pesquisador-visitante do IRES, França, e economista no DIEESE e na Fundação SEADE. Desenvolve pesquisas na área de Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, Economia Brasileira Contemporânea, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Mercado de Trabalho e Pensamento Econômico Brasileiro.

2.5 Flávio Alfredo Gaitán (reeleição)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latinoamericano de Economia, Sociedade e Política. Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); Mestre em Políticas Sociais e graduado em Ciência Política pela Universidad de Buenos Aires, Argentina; Especialista em Docência Universitária pela Universidad Nacional de Cuyo. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.6 Francisco de Sales Gaudêncio (reeleição)

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Professor colaborador da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo; Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Parnambuco; graduado em Direito pela Universidade de João Pessoa e em História pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiros. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo e na Universidad de Santiago de Compostela. Membro Efetivo da Academia Paraibana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Foi Presidente da Fundação Casa de José Américo; Presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego; Diretor Executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba; Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação e Cultura da Paraíba.

2.7 Luiz Fernando Rodrigues de Paula (reeleição)

Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutorado na Freie Universität Berlin, Alemanha; e na University of Oxford, onde também foi visiting scholar. É Professor Titular aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Econômicas. Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira. 

2.8 Helena Maria Martins Lastres (reeleição)

Pesquisadora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutora em Desenvolvimento e Política de C&T&I pela University of Sussex, Inglaterra; Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia e graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutorado em Inovação e Sistemas Produtivos Locais na Université Pierre Mendès-France, França. Coordenadora da Rede de Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Foi Assessora do Presidente do BNDES onde chefiou a Secretaria de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local; e, coordenou o Comitê de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional; Pesquisadora Titular do Ministério da Ciência e Tecnologia, onde chefiou o Núcleo de Novos Materiais do Instituto Nacional de Tecnologia.

2.9 Maria Mello de Malta

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia e Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, onde atualmente é coordenadora. Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia e graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ. Foi Pro-reitora da Extensão da UFRJ (2015-2019). Atualmente é editora-associada dos Cadernos do Desenvolvimento. Sua pesquisa é concentrada na área de Economia Política com foco principal em pensamento econômico e social brasileiro, história do pensamento econômico, interpretações interdisciplinares do Brasil e desenvolvimento econômico.

2.10 Vera Alves Cepêda

Atual Diretora do Centro Celso Furtado. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Programa de Pós-graduação em Sociologia. Doutora e Mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Secretária da Associação Brasileira de Ciência Política, membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar e do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado. Coordena o Núcleo de Teoria e Pensamento Político do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro - interpretações sobre o Brasil, instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento, da democracia e das capacidades e ação do Estado em contexto periférico.

 

3. Conselho Fiscal

 

3.1 Carla Maravilha Curty Pereira

 Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade UFRJ. Foi professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas sobre Economia Política, História do Pensamento Econômico e Latino Americano, História Econômica e Pensamento Econômico Feminista.

3.2 Fábio Guedes Gomes (reeleição)

Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal da Paraíba; graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

3.3 Glauber Cardoso Carvalho

Professor Adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima. Doutor e Mestre em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da UFRJ; graduado em Relações Internacionais pela Unesa. Possui especialização em Comércio Exterior (Unesa) e MBE em Análise Internacional (UFRJ). É Editor-chefe da Revista Diálogos Internacionais e membro do Conselho Editorial da Editora UFRR; coordenador do Laboratório Amazônico de Simulações Internacionais (LASI). Ex-Coordenador Executivo do Centro Celso Furtado, com 14 anos de experiência no Terceiro Setor. Desenvolve pesquisas nas áreas de Política Internacional; Política Externa Brasileira; História e Teoria das Relações Internacionais; Integração Regional; Mercosul e Unasul; Economia Brasileira; Organizações Internacionais e Comércio Exterior.

3.4 Paulo Sérgio Fracalanza (reeleição)

Professor Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Departamento de Política e História Econômica. Doutor em Ciência Econômica e graduado em Ciências Sociais e em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo. Foi Diretor do Instituto de Economia da Unicamp; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Econômica da Unicamp; e, Coordenador de graduação do Curso de Economia das Faculdades de Campinas (Facamp). Atualmente preside a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (ANGE).

3.5 Victor Leonardo Araújo (reeleição)

Atual presidente do Conselho Fiscal. Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Economia. Doutor, Mestre e graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. É coordenador do Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB-UFF).

 

 


 

EDITAL ELEITORAL 2024

 

I. DAS ELEIÇÕES

Artigo 1º - O presente edital contém as normas para a eleição da Diretoria, membros do Conselho Deliberativo e membros do Conselho Fiscal do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento - CICEF.

Artigo 2º - As eleições para os referidos cargos serão regidas por este Edital, em estrito acordo e observância do Estatuto e do Regimento Eleitoral do CICEF.

Artigo 3º - Os diretores e demais conselheiros serão eleitos dentre os associados para um mandato de três anos, com início em 1º de janeiro de 2025 e término em 31 de dezembro de 2027.

Artigo 4º - A chapa candidata à Diretoria deve ser composta de um diretor-presidente e quatro diretores.

Parágrafo 1º - As funções e atribuições de cada um dos quatro diretores não precisam estar indicadas quando da inscrição da chapa.

Parágrafo 2º - As funções e atribuições de cada um dos quatro diretores deverão ser indicadas e aprovadas pelo Conselho Deliberativo na reunião seguinte imediata as eleições.

Artigo 5º - Os cargos de Conselheiros serão providos pelos candidatos individuais mais votados, sendo os oito primeiros no caso do Conselho Deliberativo e os cinco primeiros no caso do Conselho Fiscal.

Parágrafo Único – Conforme disposições estatutárias, o Diretor-Presidente eleito é membro natural do Conselho Deliberativo

 

II. DAS CANDIDATURAS

Artigo 6º - A inscrição de candidaturas individuais e de chapas deverá ocorrer por requerimento enviado por e-mail.

Parágrafo Único – A inscrição de chapas à Diretoria deve ser realizada por somente um dos integrantes da chapa, com anuência dos demais, indicando-se claramente o candidato a Diretor-Presidente e os quatro candidatos a Diretores.

Artigo 7º - A mensagem deverá ser enviada por e-mail, para o endereço secretaria@centrocelsofurtado.org.br.

Artigo 8º - As candidaturas individuais e por chapa deferidas serão comunicadas a todos os sócios por e-mail na data indicada no cronograma abaixo.

 

III. DA CAMPANHA ELEITORAL

Artigo 9º - O CICEF enviará aos sócios a correspondência referente à campanha eleitoral de cada candidato ou chapa, em igualdade de condições, por ordem de recebimento.

Artigo 10º - No site do CICEF será criado um espaço para publicação de um texto para cada um dos candidatos ao Conselho Deliberativo e ao Conselho Fiscal, de até 2 mil caracteres, e para cada uma das chapas inscritas à Diretora, de até 10 mil caracteres.

Parágrano Único – Os textos devem ser encaminhados para o e-mail secretaria@centrocelsofurtado.org.br.

 

IV. MESA ESCRUTINADORA

Artigo 11º - A mesa escrutinadora será composta pelos membros titulares e suplentes da Comissão Eleitoral e pelo Secretário do CICEF.

 

V. DA VOTAÇÃO

Artigo 12º - A votação seguirá as seguintes regras, ratificando e complementando os capítulos referentes do Regimento Eleitoral.

Parágrafo 1º - A votação ocorrerá exclusivamente por meio eletrônico remoto, a partir do link: https://forms.gle/N6dC5LEqFf1nqrYo8.

Parágrafo 2º - Será adotada cédula única para a votação da Diretoria, dos membros do Conselho Deliberativo e dos membros do Conselho Fiscal, contendo os nomes dos componentes de todas as chapas e candidatos individuais regularmente inscritos, por ordem alfabética.

Parágrafo 3º - Na parte reservada à eleição da diretoria o eleitor só poderá votar em uma das chapas.

Parágrafo 4º - Na parte reservada ao Conselho Deliberativo, o eleitor poderá votar em até oito candidatos.

Parágrafo 5º - Na parte reservado ao Conselho Fiscal, o eleitor poderá votar em até sete candidatos.

 

VI. DO CRONOGRAMA DAS ELEIÇÕES

Artigo 13º - As eleições estabelecidas por este Edital obedecerão ao seguinte cronograma:

a. Publicação do Edital - 18/09/2024

b. Início do período de inscrições de chapas à Diretoria e inscrições individuais ao Conselho Deiberativo e ao Conselho Fiscal - 18/09/2024

c. Fim do período de inscrições de chapas à Diretoria e inscrições individuais ao Conselho Deiberativo e ao Conselho Fiscal - 03/10/2024

d. Divulgação das candidaturas deferidas e aprovadas - 04/10/2024

e. Início do período de campanha - 05/10/2024

f. Fim do período de campanha - 13/10/2024

g. Votação - 14/10/2024

h. Apuração dos votos e divulgação dos resultados da votação - 15/10/2024

i. Assembleia Geral de Homologação dos resultados da apuração - 18/10/2024

j. Início do mandato da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo - 01/01/2025

 

VII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 14º - Este edital será afixado na sede do Centro Celso Furtado, remetido via e-mail a todos os associados e publicado no site do CICEF (www.centrocelsofurtado.org.br).

Artigo 15º - Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos acerca da eleição deverão ser protocolados junto a Comissão Eleitoral, no e-mail secretaria@centrocelsofurtado.org.br.

Artigo 16º - Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

 

Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2024.


A Comissão Eleitoral
Luciléia Aparecida Colombo
Marina Monteiro Machado
Rosa Freire d’Aguiar

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados