www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo Científico | Bastos & Pereira | Estruturalismo latino-americano, teoria do desenvolvimento e a tradição da economia política clássica


Imprimir



BASTOS, Carlos Pinkusfeld; PEREIRA, Bruno Rodrigues.

Estruturalismo latino-americano, teoria do desenvolvimento e a tradição da economia política clássica. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 69, p. 13-47, maio-ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.69585/2595-6892.2024.1121.

| Artigo online

 

Resumo

A teoria estruturalista latino-americana está diretamente relacionada à teoria do desenvolvimento, compartilhando com esta alguns elementos teóricos cruciais, como o papel decisivo da heterogeneidade estrutural, distanciando-se da ortodoxia marginalista. A teoria do desenvolvimento, por sua vez, supre o vazio deixado pela distância da abordagem marginalista recorrendo a aspectos teóricos e metodológicos da Economia Política Clássica. Este trabalho visa retraçar as conexões entre o estruturalismo latino-americano, a teoria do desenvolvimento e a tradição da economia política clássica, com ênfase em duas principais áreas: as teorias da acumulação e as teorias de inflação. Ao reconstruir esta conexão, mostramos que o estruturalismo latino-americano representa um avanço com relação à Teoria do Desenvolvimento tradicional, mas que esta visão teórica apresenta limitações analíticas que podem ser superadas apelando aos avanços recentes das formulações teóricas heterodoxas e incorporando, em particular, elementos da moderna abordagem do excedente.

Palavras-chave: Estruturalismo Latino-americano; Teoria do Desenvolvimento; Economia Política Clássica; Abordagem do Excedente; Inflação.

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados