www.centrocelsofurtado.org.br


A inserção do Brasil no século XXI e seu desempenho macroeconômico


Imprimir



Relatório online (PDF 1,34 Mb)

 

É com grande satisfação que o Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (CORECON-RJ) e o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) lançam o primeiro relatório de sua parceria para análise da economia brasileira, firmada no início deste ano.

Esta iniciativa conta com a participação de economistas de várias instituições e marca os primeiros passos da criação do que esperamos ser uma rede institucionalizada de pesquisadores ligados a universidades de todo país.

O presente relatório trata do desempenho da economia brasileira no primeiro semestre, inicia uma análise do mercado de crédito e seus possíveis impactos macroeconômicos e finaliza com um exercício de previsão para o crescimento do PIB no corrente ano.

Abre-se, com esta publicação, um novo canal de comunicação entre economistas, instituições públicas e privadas e público em geral, que pretende ampliar o espaço de discussão incorporando abordagens que, muitas vezes, estão ausentes do debate público.

Acreditamos que é nossa obrigação ajudar na ampliação do debate de ideias, fundamental para que o Brasil possa ingressar numa trajetória virtuosa de aceleração do crescimento com redução da desigualdade e eliminação da pobreza extrema, levando em conta os desafios ambientais que se impõe aos governos de todo mundo.

 
Carlos Pinkusfeld Bastos
Diretor-Presidente
Centro Celso Furtado
 
Marcelo Pereira Fernandes
Presidente
Conselho Regional de Economia - RJ





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados