Samson Flexor e Celso Furtado conheceram-se no mar. Melhor dizendo, numa terceira classe do vapor "Le Jamaïque", em julho de 1948, quando ambos vinham da França para o Brasil. Celso, ao fim de dois anos em Paris, onde fizera sua tese de doutorado em economia. Flexor, pretendendo passar "um ano" no Brasil, país que visitaria pela segunda vez. Esse, pelo menos, era o plano que Flexor expôs ao jovem economista, que num dia 21 de julho de 1948 registrou em seu diário: "Boa aquisição que fiz a bordo: um pintor francês — Flexor — que vai exibir pela segunda vez no Brasil. É um pintor abstrato, inteligente, culto e comunista. Tornou-se muito meu amigo e eu o ajudo a fazer umas traduções para o português relativas a seus trabalhos. Viaja com a senhora e dois filhos e pensa demorar-se um ano no Brasil." Durante a viagem Samson Flexor resolveu retratar o amigo. Fez dois retratos. Perguntou-lhe qual mais lhe agradava. E naquele que Celso escolheu, ele deixou uma dedicatória, em francês: "A Celso Furtado, ce souvenir d'une amitié (du bord, qui continuera j'espère partout ailleurs...). S Flexor, Le Jamaïque 1948." [A Celso Furtado, esta recordação de uma amizade (a bordo, que espero que continue por toda parte...). S Flexor, Le Jamaïque 1948].
Nunca mais se encontraram. Mas as lembranças de viagem estiveram sempre presentes no espírito de Celso Furtado, que quarenta anos depois levou para a capa de seu livro de memórias 'A fantasia organizada' o belíssimo retrato que Flexor fizera. E depois da morte de Celso, Rosa Freire d'Aguiar, na tentativa de retomar uma amizade interrompida pelas contingências da vida, contou com a generosidade de André Flexor para ilustrar as capas de vários livros de Celso Furtado republicados. São estas, aqui reunidas.
--
Texto escrito por Rosa Freire d'Aguiar, gentilmente compartilhado por André Flexor no instagram @samsonflexor.
--
Capas:
Celso Furtado. A Fantasia Organizada. Rio de Janeiro: Terra e paz, 1985.
Celso Furtado. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Celso Furtado. A economia latino-americana. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Celso Furtado. Criatividade e dependência na civilização industrial. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Celso Furtado. Formação Econômica do Brasil - edição comemorativa: 50 anos. Organização Rosa Freire d'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Celso Furtado. Obra autobiográfica. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Celso Furtado. Anos de Formação. Organização e Introdução de Rosa Freire d'Aguiar. Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado; Contraponto, 2014. (Coleção Arquivos Celso Furtado, vol. 6).