| Editora Contracorrente (pré-venda)
Com quase 500 páginas, o volume foca o tema maldito há quatro décadas em nosso país e em boa parte do mundo. Nenhuma economia funciona sem Estado, não há indústria sem Estado, não há desenvolvimento, saúde, educação, preservação ambiental, bem-estar, previsibilidade mínima de futuro e nem vida social aceitável sem Estado planejador. É essa a mola-mestra que move a China, é esse o ponto de apoio do plano Biden, e é a alavanca que tem levado um crescente número de países à tentativa de escaparem das espiral descendente dos últimos anos.
Mais do que nunca, segue valendo a afirmativa de Karl Polanyi, em A grande transformação (1944):
"A ideia de um mercado autorregulável implica uma rematada utopia. Uma tal instituição não poderia existir em qualquer tempo sem aniquilar a substância humana e natural da sociedade; ela teria destruído fisicamente o homem e transformado seu ambiente num deserto".
Este é o grande tema das disputas no Brasil hoje e o ponto de enfrentamento em 2022. De forma aberta ou velada, é a controvérsia que deve galvanizar o país para superarmos a crise atual.
Organização: Gilberto Maringone
Prefácio: Luiz Gonzaga Belluzzo
Orelha: Celso Amorim
Capítulos de: Adalberto Cardoso; Aloizio Mercadante; André Lara Resende; André Roncaglia de Carvalho; Antonio Corrêa de Lacerda; David Decccache; Dennis de Oliveira Franklin Martins; Gilberto Maringoni; Isabella Nogueira; Ivan Colangelo Salomão; João Sicsú; José Luís Fiori; José Sergio Gabrielli de Azevedo; Juliane Furno; Juliano Medeiros; Leda Maria Paulani; Mário Bernardini; Paulo Gala ; Paulo Kliass; Pedro Cezar Dutra Fonseca; Renata Lins; Rosa Maria Marques; Walter Sorrentino e William Nozaki.