(Clique na imagem para ver o livro)
Este livro apresenta uma seleção de textos preparados pela CEPAL durante sua sua sétima década de existência (2008-2018) e dá continuidade às obras: Cinquenta anos de pensamento na CEPAL: textos selecionados (1998) e Sessenta anos da CEPAL: textos selecionados da década 1998-2008 (2010).
Os trabalhos aqui reproduzidos refletem as novas ideias que a CEPAL contribuiu para o pensamento latino-americano e mostram uma clara continuidade conceitual em relação às formulações de décadas anteriores. São agrupados em quatro dimensões: desenvolvimento social, macro-finanças, desenvolvimento produtivo e sustentabilidade ambiental. Também inclui um conjunto de textos de caráter interdimensional baseados na centralidade da igualdade no processo de desenvolvimento, nos pactos para a igualdade e economia política e na cultura do privilégio.
Nestas páginas, o leitor encontrará uma amostra das contribuições mais importantes da CEPAL aos debates sobre os problemas contemporâneos do desenvolvimento na América Latina e no Caribe e as políticas recomendadas para superá-los. Em uma introdução detalhada se convida a todos a revisitarem os principais aspectos do estruturalismo e neoestruturalismo cepalinos, enfatizando o sua mais recente refinamento analítico: a incorporação de uma visão que coloca o princípio da igualdade no cerne do desenvolvimento sustentável e que fortalece o enfoque nos direitos adotado de forma destacada pela CEPAL nas últimas décadas.