21 de março de 2013
Local: Auditório do Prédio Histórico da UFPR (Setor de Ciências Jurídicas) ‐ 1º andar.
Praça Santos Andrade, nº 50
PROGRAMAÇÃO
Objetivo: Retomar o debate em torno do projeto nacional de desenvolvimento, tendo por base a centralidade da cultura, nos termos propostos por Celso Furtado, explícitos no conjunto da sua obra.
Publico: Gestores públicos e privados, pesquisadores, artistas, produtores culturais e demais interessados no tema.
MANHÃ:
9h00 às 9h30 – Recepção do público
9h30 ‐ Abertura do evento: Composição de mesa com autoridades convidadas.
10h00 ‐ 11h30: Palestras/Tema: Inovação, Tecnologia, Cultura e Desenvolvimento.
Palestrantes:
Dr. Pedro Jorge Braumann (Portugal): Diretor do Gabinete de Serviço Público, Ética e Diversidade da RTP. Professor da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e do Instituto Nacional de Administração. Membro do Conselho Fiscal da Agência Lusa. Tesoureiro da Direção da NP – Notícias de Portugal e da SOPCOM ‐ Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Presidente da Assembléia Geral da Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social. Diretor Administrativo da CONFIBERCOM ‐ Confederação Ibero‐americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação. Economista, Pós‐graduado em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa. DEA em Comunicação Social pela Universidad Complutense de Madrid . Atua na área de Economia da Comunicação, Economia do Audiovisual e Serviço Público de Midia.
Alain Claude Henri Herscovici (UFES) – Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ‐ Nível 2. Mestre em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon‐Sorbonne) (1980), Doutor em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon‐Sorbonne) (1983) e Doutor em Economia pela Université de Picardie (1992). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e em Economia da Informação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica macroeconômica, metodologia e epistemologia econômicas, Law and Economics, economia Institucionalista, direitos de propriedade intelectual e economia digital.
11h30 ‐ 12h30 Debate
12h30 Encerramento
Realização: Ministério da Cultura / Secretaria da Economia Criativa; Centro Internacional Celso Furtado; Instituto Itaú Cultural.
Apoio local: Universidade Federal do Paraná (UFPR); Agência de Inovação da UFPR;