Em setembro de 2009, Aldo Ferrer, Professor Emérito da Universidade de Buenos Aires, atual embaixador argentino na França e sócio do Centro Celso Furtado, inaugurou a Cátedra Celso Furtado na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Foz do Iguaçu/PR) subordinada ao tema "Economia e Desenvolvimento". Desde então vários sócios do Centro têm colaborado nas atividades docentes da UNILA, entre eles a professora Ingrid Sarti e o professor Marcos Costa Lima.
Professor Arturo Guillen na Unila (abril 2012).
No final de abril o professor Arturo Guillén (Departamento de Economia - Universidad Autónoma Matropolitana Iztapalapa, Cidade do México), sócio do Centro, proferiu um série de três conferências na UNILA: 1. Origens y causas de la crisis global, 2. La crisis europea: una crisis dentro de la crisis, 3. Efectos de la crisis global en America Latina: Brasil y México.
Veja abaixo as apresentações:
O professor Guillén, que está passando um ano sabático no Brasil com o apoio do Centro Celso Furtado, acaba de publicar no México um texto sobre a economia mexicana intitulado "Mexico: alternancia política, estacamiento económico y projecto nacional de desarollo", que reproduzimos nos Textos online.