www.centrocelsofurtado.org.br


Presidenta Dilma entrega prêmio à professora Maria da Conceição Tavares


Imprimir



A professora Maria da Conceição Tavares foi agraciada com o prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, que lhe foi entregue dia 17 de maio pela Presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Na mesma cerimônia foi apresentada aos presentes a obra “Desenvolvimento Econômico e Crise – Ensaios em comemoração aos 80 anos de Maria da Conceição Tavares” que acaba de ser lançada pelo Centro Celso Furtado.

Foto R. Stuckert/Palácio do Planalto.

 Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia à professora Maria da Conceição Tavares, no Palácio do Planalto. (Brasília - DF, 17/05/2012) Fonte: Blog do Planalto

Com organização de Luiz Carlos Delorme Prado e edição de Rosa Freire d'Aguiar o livro inclui ensaios de Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Júlio Gomes de Almeida, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Carlos Aguiar de Medeiros, Ernani Teixeira Torres Filho, Wilson Cano, e depoimentos de Aloízio Mercadante e Gerson Gomes, Fernando Nogueira da Costa, Hildete Pereira de Melo, além documentos pouco conhecidos da professora Maria da Conceição Tavares: duas transcrições de debates de 1973 e 1977 no BNDES, com Saburo Okita e Hans Singer respectivamente, e ainda um artigo originalmente publicado em “Cadernos de Opinião” de agosto-setembro de 1979: “O sistema financeiro brasileiro e o ciclo de expansão recente”.

Com a publicação desta obra o Centro homenageia a professora Maria da Conceição Tavares a quem Celso Furtado dedicou as seguintes palavras: “Maria da Conceição Tavares reúne uma poderosa mente analítica, nutrida em sua formação matemática, a uma profunda sensibilidade social. A primeira geração de economistas brasileiros possuía formação jurídica ou de engenharia civil. Viam a sociedade como um quadro institucional cristalizado ou como um conjunto de mecanismos. Maria da Conceição pertence à geração seguinte, primeira formada nas recém-criadas escolas de economia de nível universitário. Sua formação matemática não a levou para um cientificismo positivista, isso graças a uma forte dose de historiacismo que lhe veio de leitura precoce de Marx. Esse rico equipamento intelectual foi posto a serviço de um forte senso de solidariedade social. Sua vida tem sido um combate sem quartel para injetar racionalidade e sentido ético na política deste país que se notabiliza pelas desigualdades sociais."

    

 

 
Luiz Carlos Delorme Prado (org.)
 
283 páginas
 
ISBN: 9788578660505

 

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados