www.centrocelsofurtado.org.br


Bernard Cassen e Marco Aurélio Garcia debatem crise e alternativas


Imprimir



 
Notícia Carta Maior - 25/01/2012

Bernard Cassen e Marco Aurélio Garcia debatem crise e alternativas
 
A Carta Maior promove nesta sexta-feira (27), a partir das 10 horas, no auditório da Escola Superior de Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), um debate com o jornalista e professor francês Bernard Cassen e com Marco Aurélio Garcia, assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, sobre a crise do capitalismo neoliberal e os rumos da esquerda na Europa e na América Latina.
Redação

A Carta Maior promove nesta sexta-feira (27), a partir das 10 horas, no auditório da Escola Superior de Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (rua Celeste Gobbato, n° 229, bairro Praia de Belas), uma conferência com o jornalista e professor francês Bernard Cassen. Um dos construtores do Fórum Social Mundial desde sua primeira edição, Cassen falará sobre a crise do euro e a agenda da esquerda europeia. O debate também contará com a presença de Marco Aurélio Garcia, assessor de Assuntos Internacionais do Palácio do Planalto, que falará sobre as alternativas que a América Latina oferece a esse quadro de crise. A mediação ficará a cargo do jornalista e historiador Gilberto Maringoni. 


Bernard Cassen é professor emérito da Universidade de Paris 8, fundador e presidente honorário da Attac, um dos fundadores do Fórum Social Mundial e diretor geral do Le Monde Diplomatique. Atualmente é secretário geral da ONG Mémoire des luttes.

Também na sexta-feira, Cassen participará de outro debate, às 14 horas, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, juntamente com o governador do Estado, Tarso Genro e com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. O tema do painel será “Diálogos Globais: o sentido da democracia”.
 
Fonte: http://cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19449
 
 
Começou dia 24/012012, em Porto Alegre, o Fórum Social Temático onde são esperadas até 40 mil pessoas nas 900 atividades previstas. Na abertura do encontro José Graziano, sócio do Centro Celso Furtado,  declarou “precisamos ter uma Embrapa internacional que seja efetivamente uma agência de cooperação técnica, apoiando os países que precisam”. Para Graziano 90% da produção adicional para alimentar a população mundial até 2050 podem ser alcançados com investimentos tecnológicos, visando aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental. A Presidenta Dilma Rousseff chega dia 25/01 a Porto Alegre.
 
Veja mais: www.forumsocialmundial.org.br





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados