Em 1956, em Campina Grande-PB, aconteceu o primeiro encontro do Episcopado Nordestino, articulado e organizado pelo então Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, D. Helder Câmara, secretário geral da recém-criada CNBB, o qual contou com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitscheck. Este encontro revelou-se uma importante e decisiva iniciativa do episcopado nordestino mobilizando o poder público e a sociedade civil da época, chamando atenção da Nação, para a grave situação do nordeste, em vista de ações concretas para a superação da pobreza extrema e das profundas desigualdades regionais. Várias iniciativas tendo em vista o desenvolvimento do Nordeste nasceram daquele encontro de 1956. Uma delas o Grupo de Trabalho pelo Desenvolvimento do Nordeste – GTDN que no segundo encontro dos bispos do Nordeste em 1959 deu lugar a SUDENE e outras políticas de desenvolvimento regional.
Nessa perspectiva estamos articulando uma agenda de atividades e mobilizações tendo como centro a celebração dos 60 anos do I Encontro dos Bispos do Nordeste, essa agenda não se encerra em 2016, vamos avançar com esse gesto de compromisso, ajudando nos processos de conhecimento, construção de alternativas e de uma consciência cidadã.
Dentro dessa agenda a Editora da Universidade Estadual da Paraíba e o Observatório Social do Nordeste têm o prazer de convidá-lo (a) para o lançamento do livro “Sob os signos da esperança e da responsabilidade social. Anais do primeiro e do segundo Encontros dos Bispos do Nordeste”, tendo Dom Jaime Vieira Rocha como organizador.
Dia: 13 de julho de 2016, às 19h
Local: Auditório do Centro de Extensão José Farias – Universidade Federal de Campina Grande. (ao lado da quadra da UFCG)
Bodocongó, Campina Grande-PB
Programação:
1º Momento – Mesa de lançamento do livro
2º Momento – Palestra do professor Doutor Otamar de Carvalho