É com enorme pesar que o Conselho Deliberativo e a Diretoria do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento receberam neste sábado, dia 13 de julho, a notícia do falecimento da ilustre geógrafa Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sócia do Centro Celso Furtado.
Considerada o maior nome da geografia internacional em estudos da Amazônia, Bertha Becker, que lecionou por mais de 40 anos, era uma referência nos estudos sobre os conflitos fundiários nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, com foco na Amazônia. Sua atividade profissional lhe rendeu inúmeros títulos, como a de doutora honoris causa pela Universidade de Lyon III.
Em maio de 2012, a professora recebeu em sua residência, em Copacabana, no Rio de Janeiro, Ricardo Ismael, Marcos Formiga e Rosa Freire d’Aguiar, para conceder uma entrevista de 16 páginas, que enriqueceu, de forma muito especial, a décima edição da revistaCadernos do Desenvolvimento. Acesse aqui o link da entrevista.