Análise do Orçamento Federal Verde e Marrom e Evolução dos Custos Sociais e Econômicos de Desastres Ambientais no Brasil

 

O projeto visa analisar o impacto ambiental do orçamento federal e estadual do Brasil, distinguindo entre orçamentos “verde” (impacto positivo) e “marrom” (impacto negativo), além de avaliar os custos socioeconômicos de desastres ambientais. Com foco no aumento dos eventos climáticos extremos, a pesquisa procura adaptar metodologias internacionais para medir o gasto público ambiental e entender seus efeitos. Destaca, ainda, a importância de políticas públicas eficazes para mitigar impactos ambientais e atingir as metas de descarbonização assumidas pelo Brasil. Ao propor uma metodologia pioneira para análise de gastos verdes e marrons nos níveis federal e estadual, o estudo busca informar e aprimorar políticas sustentáveis, contribuindo para uma gestão eficiente dos recursos e para a adaptação às mudanças climáticas, beneficiando a sociedade.

Publicações

Revisão metodológica do “OCDE Green Budgeting Framework” e proposta para o Brasil

Publicação: maio 2025

 

Principais tópicos:

  • Orçamento verde e mudanças climáticas;
  • Marcadores orçamentários climáticos;
  • Experiências internacionais;
  • Orçamento verde e gasto climático no Brasil.

 | Download (PDF)

Créditos

Coordenação Acadêmica: Carlos Pinkusfeld Bastos.

Coordenação Executiva: José Bruno Torres Fevereiro.

Pesquisadores Associados: Amanda Martinho Resende; Camila Rizzini Freitas; Carlos Eduardo Frickmann Young; Lucas de Almeida Nogueira da Costa; Rodrigo Abreu Carvalho; Guilherme Spinato Morlin.

Financiamento: Instituto Clima e Sociedade (iCS).