Workshop no Rio consolida críticas a receituário ortodoxo e defende Estado como indutor do crescimento

Encontro promovido por UFRJ e Centro Celso Furtado com apoio do BNDES reforçou a necessidade de coordenação entre políticas fiscal e monetária e de uma transição ecológica justa para o desenvolvimento do país.

Rio de Janeiro – Terminou nesta quinta-feira (17), em Copacabana, Rio de Janeiro,  o 6º International Workshop on Demand-Led Growth, consolidando-se como um dos principais palcos para o pensamento econômico heterodoxo no país. As discussões, aprofundadas por 59 apresentadores de artigos — entre eles 12 convidados internacionais e 11 nacionais —, apontaram para a urgência de uma nova agenda de desenvolvimento, com um papel mais ativo do Estado para enfrentar os desafios climáticos, sociais e de distribuição de renda. Os trabalhos de destaque poderão ser publicados em revistas de prestígio internacional, como a Review of Keynesian Economics.

Organizado pelo Instituto de Economia da UFRJ e pelo Centro Internacional Celso Furtado, o fórum contou com patrocínio diamante do BNDES, sinalizando um alinhamento institucional com a pauta. No centro das discussões estiveram temas cruciais para a realidade brasileira e global, como o papel dos bancos de desenvolvimento, a macroeconomia ecológica e a complexa relação entre política monetária e distribuição de renda. 

Para o economista Ricardo de Figueiredo Summa, do IE/UFRJ e coordenador do evento, a pertinência do debate é inquestionável. “A tradição do crescimento liderado pela demanda, iniciada por Keynes e adaptada à realidade periférica por mestres como Celso Furtado, é fundamental para compreender as restrições estruturais do Brasil e a importância de políticas fiscais e monetárias bem coordenadas para superá-las”, afirmou Summa durante o evento.

O peso internacional do workshop foi evidenciado pela presença de nomes influentes no debate keynesiano global, como os italianos Aldo Barba (University of Naples) e Sergio Cesaratto (University of Siena), além de Matias Vernengo (Bucknell University), dos Estados Unidos. As conclusões e os artigos selecionados do encontro devem agora alimentar o debate público e acadêmico sobre os rumos da política econômica no país, municiando com novas teses e diagnósticos os defensores de um modelo de desenvolvimento que alie crescimento com sustentabilidade e inclusão social.

🔗 Veja como foi a programação completa: ie.ufrj.br – Demand-Led Growth Workshop

Informações para a imprensa:
📧 ASCOM CICEF – ascom@centrocelsofurtado.org.br
📧 Organização geral – demandledgw@ie.ufrj.br