Rede de Macroeconomia Ecológica promove debate internacional sobre Economia Sustentável

A Rede de Macroeconomia Ecológica (MacroEco), uma iniciativa do Centro Internacional Celso Furtado com apoio do CNPq, promoveu o seminário online “Ten Lessons from Eurogreen” no dia 26 de março. O evento, online, contou com a participação do professor Simone D’Alessandro (Un. Pisa), reuniu cerca de 40 economistas e pesquisadores do Brasil e do exterior para debater sobre macroeconomia ecológica e os desafios da transição para uma economia sustentável.

A iniciativa da Rede MacroEco surgiu da necessidade de conectar pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática de macroeconomia ecológica, tanto no Brasil quanto no exterior. O objetivo é fortalecer o intercâmbio de conhecimento e metodologias, além de promover a aplicação desses modelos no contexto brasileiro. “A gente estava achando importante consolidar esse conhecimento, conectar os diferentes brasileiros e também se esforçar para que esse conhecimento voltasse para o Brasil, onde a gente estudou e onde a gente também gosta muito da ideia de poder aplicar no nosso país”, explicou o pesquisador Guilherme Morlin, um dos criadores da rede.

Em sua apresentação, o professor D’Alessandro detalhou o modelo Eurogreen, abordando suas diversas aplicações na análise dos impactos socioeconômicos da transição ecológica e da mudança climática, enfatizando principalmente os impactos sobre o emprego e a distribuição de renda. O professor apresentou as diversas propostas de política estudadas no contexto do modelo Eurogreen.  O seminário abordou a importância de integrar diferentes sistemas e modelos para compreender a complexidade da transição para uma economia de baixo carbono. Os participantes discutiram a necessidade de considerar as externalidades ambientais e sociais, além de explorar as diferentes abordagens metodológicas, como modelos Stock Flow Consistent, Input-Output, Integrated Assessment Models, e Agent-Based Models. 

A Rede MacroEco continuará promovendo debates e workshops sobre o tema, com o próximo seminário agendado para o dia 29 de abril. 

Para mais informações e entrevistas – Assessoria de Comunicação – ascom@centrocelsofurtado.org.br