Centro Celso Furtado inaugura estúdio multimídia no Rio para democratizar debate sobre desenvolvimento econômico

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF), em parceria com o Escritório Normando Rodrigues Advogados, inaugurou, no dia 11 de julho, o Estúdio Roberto Saturnino Braga. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o espaço multimídia visa modernizar a divulgação científica e ampliar o debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento do Brasil, atingindo diferentes públicos por meio de conteúdos em áudio e vídeo.

O propósito do Estúdio Roberto Saturnino Braga é traduzir a pesquisa acadêmica, em formatos acessíveis e de maior alcance, como podcasts, entrevistas, debates e webinars. O estúdio não é apenas uma sala com equipamentos. Ele representa um passo estratégico para ir além dos artigos escritos e usar formatos mais dinâmicos como áudio e vídeo em consonância com as novas tecnologias. Bem como levar as discussões sobre desenvolvimento (economia, política, sociedade) para um público maior, para além dos especialistas e acadêmicos democratizando o acesso às informações e promovendo uma maior compreensão dos temas ligados ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A ideia de batizar o espaço com o nome de Roberto Saturnino Braga é de grande significado. Ele foi uma figura de destaque na política e na intelectualidade brasileira, conhecido por sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável e por seu compromisso com a transformação social.

Sua trajetória refletiu valores que se alinham à missão do CICEF, buscando promover o diálogo e a reflexão sobre o futuro do país. A criação do Estúdio Roberto Saturnino Braga faz parte de um esforço contínuo do CICEF para inovar na comunicação científica e ampliar o alcance de pesquisas e debates acadêmicos uma iniciativa apoiada pela FAPERJ, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

“Este projeto representa uma nova fase na produção de conteúdo de nossa instituição. Com ele, pretendemos fortalecer a disseminação de conhecimentos e estimular a participação dos mais diferentes públicos nas discussões sobre o desenvolvimento do Brasil.” Carlos Pinkusfeld, Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado.