Foto: Fabíola Loureiro
Por Ascom
Na tarde de 18 de fevereiro, Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento celebrou a posse de sua nova diretoria eleita para o triênio 2025-2027 e dos conselhos fiscal e deliberativo. O evento, realizado em sua sede, no Clube de Engenharia, Centro do Rio de Janeiro, reuniu associados, parceiros e convidados especiais para marcar o início de uma nova fase. A cerimônia, realizada de forma híbrida, contou com a presença de Carlos Pinkusfeld Bastos e Wilson Vieira, respectivamente diretor-presidente e diretor reeleitos, e remotamente de André Tosi Furtado, também reeleito diretor, e Cláudia Sousa Leitão, que passa a compor o grupo como nova diretora.
Vera Alves Cepêda, presidente do Conselho Deliberativo e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), enfatizou a diversidade da nova diretoria e conselhos, destacando a participação de associados de diversas regiões do país. Em sua fala, como mediadora da sessão, lembrou que os empossados nesta 10ª gestão do CICEF assumem o compromisso para a promoção de uma agenda de superação das crises e estímulo ao desenvolvimento em suas diferentes perspectivas. Mais do que nunca, as emergências contemporâneas indicam a necessidade de fortalecimento da democracia.
A nova diretoria do CICEF é composta por:
- Carlos Pinkusfeld (Diretor-Presidente): Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. PhD em Economia pela New School for Social Research. Como economista, possui atuação e publicações voltadas para temas como inflação, políticas econômicas e história do desenvolvimento.
- André Tosi Furtado (Diretor): Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne. Atua na área de estudos da inovação, com ênfase em energia, indicadores e políticas de inovação.
- Claudia Sousa Leitão (Diretora): Socióloga, Doutora em Sociologia pela Sorbonne – Paris V e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Possui experiência como gestora pública, atuando como Secretária da Cultura do Ceará (2003-2006), Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (2011-2013) e Diretora do Observatório de Fortaleza (2017-2020).
- Wilson Vieira (Diretor): Economista, Professor Associado da UFRJ, com Doutorado em Sociologia e Mestrado em História Econômica pela Unicamp. Pesquisador em história econômica e pensamento econômico e social brasileiro e latino-americano.
Em seu discurso de posse, o Diretor-Presidente Carlos Pinkusfeld, abordou os desafios que o Brasil enfrenta e o papel do CICEF nesse cenário. “A história é sempre uma sucessão de crises. Estamos vivendo uma grande transformação social, e nosso compromisso é aprofundar o debate e garantir que as reflexões sobre desenvolvimento sejam conduzidas com ética e profundidade”, afirmou. Ele também anunciou a renovação dos canais de comunicação da instituição, buscando democratizar o conhecimento científico e fortalecer o diálogo com os associados.
Foto: Fabíola Loureiro
Já a diretora Claudia Leitão, especialista em economia criativa, ressaltou o papel estratégico da criatividade no desenvolvimento sustentável. “A economia criativa não é apenas um setor produtivo; é uma força transformadora que integra cultura, inovação e desenvolvimento sustentável. Ela nos convida a repensar o valor da criatividade como um recurso estratégico para construir sociedades mais inclusivas e economicamente vibrantes. Agora, como parte da Diretoria do CICEF, prometo ampliar esse debate, mostrando que a economia criativa não só gera ideias, mas também movimenta recursos e impulsiona o desenvolvimento econômico de forma significativa”.
Foto: Fabíola Loureiro
A cerimônia contou, ainda, com a presença da tradutora e jornalista Rosa Freire d´Aguiar, que elogiou o conjunto de iniciativas em curso e sugeriu ações para fomentar a participação dos associados, como entrevistas e publicações.
Diante dos desafios complexos que se apresentam, como o processo de inflexão desde 2014/2016 e o violento reposicionamento da ordem mundial, a nova diretoria tem a importante tarefa de dar continuidade ao legado de Celso Furtado.