Macroeconomia Ecológica (MacroEco): Rede Acadêmica de Análise Macroeconômica Estrutural para Transição para uma Economia de Baixo Carbono

Este projeto visa constituir a rede internacional MacroEco, formada por pesquisadores brasileiros dedicados às temáticas da economia ecológica e ao desenvolvimento de modelos integrados econômicos e ambientais direcionados à avaliação do impacto da mudança climática e da transição para uma economia de baixo carbono. A rede tem como objetivo conectar o trabalho de acadêmicos brasileiros atuando em instituições internacionais com pesquisadores do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF); do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ); e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (FEAC/UFAL). Internacionalmente, a rede integra pesquisadores brasileiros em 13 centros acadêmicos de excelência, na Itália, França, Reino Unido, e Holanda. Do ponto de vista científico, a rede se beneficia de complementaridades entre especialistas que trabalham com metodologias de ponta, incluindo Análise Insumo Produto, Modelos de Avaliação Integrada (IAM), modelos macroeconômicos de fluxos e estoques (SFC), aplicados à análise de impactos ambientais e sócio-econômicos de diferentes cenários de transição para uma economia de baixo-carbono.A rede MacroEco organizará seminários regulares online, promoverá intercâmbios acadêmicos e organizará um Workshop acadêmico sediado no Brasil. A rede facilitará a realização de pesquisas conjuntas, a organização de eventos acadêmicos, abrirá a oportunidade de colaborações a nível institucional e a criação de redes para períodos de visiting, e doutorado sanduíche. Através desta rede, pretendemos fomentar colaborações científicas internacionais, promover a troca de conhecimentos e metodologias, contribuir com a pesquisa brasileira sobre a formulação e avaliação de estratégias de desenvolvimento sustentável.

Coordenação: Carlos Pinkusfeld Bastos (CICEF; UFRJ).

Pesquisadores Associados: Carlos Eduardo Frickmann Young; Danilo Sartonella Spinola; Guilherme Riccioppo Magacho; Guilherme Spinato Morlin; José Bruno Ramos Torres Fevereiro; Lilia Caiado Coelho Beltrão Couto; Matheus Trotta Vianna; Patieene Alves Passoni; Pedro Siqueira Machado; Simone D’Alessandro.

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Chamada n.º 22/2024 – Programa Conhecimento Brasil – Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior.