www.centrocelsofurtado.org.br


Posse da nova diretoria


Imprimir



A diretoria eleita do Centro Celso Furtado, encabeçada pelo Embaixador José Viegas Filho, e integrada pelos professores Dulce Pandolfi, Carlos Pinkusfeld Bastos, Marcos Formiga e Ricardo Ismael tomou posse dia 19 de outubro. Leia abaixo a íntegra do discurso de posse do novo Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado.

"Discurso de posse

Recebo com honra e prazer a incumbência de dirigir o Centro Celso Furtado, agradecendo o apoio dos amigos que indicaram o meu nome e o voto do conjunto de sócios.

Terei grande prazer em trabalhar com a diretoria recém-eleita, composta por Carlos Pinkusfeld, Dulce Pandolfi, Marcos Formiga e Ricardo Ismael. Agradeço desde já o seu empenho e a sua dedicação à nossa tarefa. O nosso propósito será sempre no sentido de fortalecer a ação do nosso Centro em favor do desenvolvimento do nosso país. Nessa tarefa teremos como referência matricial o pensamento do nosso mentor, o Ministro Celso Furtado, cuja contribuição para o progresso do Brasil e para a estruturação do nosso pensamento econômico é imorredoura.

Celso Furtado, o primeiro e mais ilustre dos desenvolvimentistas, deu às teorias sobre o progresso a visão dinâmica do desenvolvimento como um processo de transformação. A realidade muda e o trabalho de agir sobre ela deve acompanhar os seus desdobramentos, refletir sobre a sua evolução e trazer luz à formulação das políticas econômicas. Seremos fieis a essa visão.

Procuraremos fomentar o debate sobre os rumos da realidade, buscando ampliar e ordenar a compreensão das implicações das tendências que vemos em operação e a nossa capacidade de sugerir e formular ideias progressistas, de gerar impulsos construtivos, de defender o interesse público, de firmar pontos de vista que levem à superação dos problemas que nos afetam.

Procuraremos refletir sobre a economia internacional e a interação do Brasil com os processos de globalização e de integração regional. Buscaremos discutir o papel do Brasil na construção efetiva de uma ordem mundial mais justa e democrática.

Trataremos de fomentar o interesse dos jovens pela tarefa de pensar os processos de desenvolvimento com o objetivo de dar contribuições ao estudo dos problemas e das maneiras de encaminhar suas soluções. Seguiremos a doutrina multidisciplinar de Celso Furtado. Estimularemos a realização de pesquisas específicas, que apóiem o nosso trabalho. Debateremos os aspectos mais sensíveis da atualidade, buscando sempre compreendê-los e agir sobre eles. Temos o objetivo de contribuir para uma revitalização do pensamento desenvolvimentista, inspirados sempre na matriz generosamente deixada por nosso patrono e tão cuidadosamente preservada pela Doutora Rosa Freire d'Aguiar.

Durante toda a minha vida fui um servidor público. O honroso encargo que a mim foi conferido me permite, graças a Deus, continuar a trabalhar com a mente voltada para o interesse da coletividade, para a superação das desigualdades, para o aperfeiçoamento da democracia e para o progresso do nosso país e da nossa região.

Conto para isso com a sabedoria e o apoio da nossa nova diretoria, a cujos integrantes desejo êxito e boa sorte, e dos nossos Conselhos, que hão de ajudar-nos a fazer com que o Centro Celso Furtado seja, cada vez mais, uma referência significativa nas nossas discussões sobre a economia, o pensamento econômico e o progresso do Brasil.

Agradeço a todos e conto com o seu apoio.

Em 19 de outubro de 2012,

José Viegas Filho
Diretor-Presidente"

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados