www.centrocelsofurtado.org.br


Cadernos do Desenvolvimento, vol 14. n. 24, janeiro-junho de 2019


Imprimir



 

Imagem para capa da revista
 
www.cadernosdodesenvolvimento.org.br

 

Editorial
 
Este número dos Cadernos do Desenvolvimento publica mais dois artigos apresentados e debatidos no 4º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado – Indústria e Desenvolvimento: a nova onda da indústria 4.0 e o futuro do Brasil, realizado no Rio de Janeiro nos dias 9 e 10 de agosto de 2018. São de Eduardo da Motta e Albuquerque, sobre as consequências da revolução tecnológica do world wide web na economia global, e de André Tosi Furtado, sobre a indústria do Petróleo e Gás Natural. Eles integram o Dossiê Indústria e Desenvolvimento deste número.
 
A seção Desenvolvimento no Mundo Contemporâneo traz o mais recente artigo do professor Pierre Salama – O Brasil em retrocesso? – discutindo o contexto de crise econômica atual do país à luz do cenário internacional. Trata-se de uma reflexão instigante na qual o autor conclui pela grande incerteza que paira sobre as possíveis saídas para a retomada de uma trajetória de crescimento econômico para a economia brasileira.
 
A entrevistada neste número é a professora Maria da Conceição Tavares, uma das fundadoras do Centro Celso Furtado e grande pensadora da realidade das economias em desenvolvimento. Sua longa trajetória profissional inclui a criação de dois programas de pós-graduação de reconhecida excelência acadêmica no país, uma carreira internacional como economista da Cepal e um mandato de deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, além da publicação de inúmeros artigos e livros.
 
A seção de artigos submetidos apresenta cinco contribuições. Dois deles analisam o desenvolvimento do Submédio do rio São Francisco. O de Marcos Tostes Lamônica e José Valdecy Guimarães Junior discute, à luz de Furtado e de Kaldor, como essa região superou a estagnação econômica. O de Carolina Miranda Cavalcante, sob uma perspectiva teórica baseada no institucionalismo, discorre sobre o desenvolvimento da indústria do vinho na região. O artigo de Igor Santos Tupy e Fernanda Faria Silva analisa, baseado em Hirschman e Furtado, a baixa resiliência econômica do Semiárido Brasileiro ao fenômeno das secas na primeira metade do século XX. Pollyanna Paganoto Moura discute os condicionantes da formação das sociedades subdesenvolvidas em Furtado e Caio Prado. Por fim, Jander Luiz Silva Archanjo apresenta uma resenha do debate contemporâneo sobre desenvolvimentismo no Brasil.
 
Há três resenhas incluídas neste número. A primeira é de André Roncaglia de Carvalho sobre o livro de Luiz Carlos Bresser-Pereira Em busca do desenvolvimento perdido: um projeto novo-desenvolvimentista para o Brasil. A segunda é de Fábio Guedes Gomes sobre o livro Delfim Netto. O animal econômico, organizado por Fernando Canzian. Por fim, antecipando o lançamento em agosto próximo da coletânea de artigos organizada por Hildete Pereira de Melo no livro Maria da Conceição Tavares. Vida, ideias, teorias e políticas, a professora escreveu uma resenha especial para os Cadernos do Desenvolvimento.
 
Boa leitura a todos!
Junho de 2019
 
Carmem Feijó
Editora

 

 

Ver a edição completa em PDF

Sumário

Artigos

Uma Perspectiva do Desenvolvimento Econômico da Região do Submédio São Francisco
Marcos Tostes Lamonica, José Valdecy Guimarães Júnior

Vinhos do sertão: instituições e organizações no Submédio do Rio São Francisco
Carolina Miranda Cavalcante 

Hirschman and Furtado's contributions for a historical discussion on Regional Economic Resilience to droughts in the Brazilian Semiarid: An Evolutionary Approach
Igor Santos Tupy, Fernanda Faria Silva
 
O subdesenvolvimento e suas razões: a perspectiva de Celso Furtado e Caio Prado Jr.
Pollyanna Paganoto Moura
 
Uma revisão sobre o debate desenvolvimentista e a distribuição de renda
Jander Luiz Silva Archanjo
 
Dossiê Indústria e Desenvolvimento
 
Capitalismo pós-www: uma discussão introdutória sobre uma nova fase na economia global
Eduardo da Motta e Albuquerque
 
Indústria do Petróleo e Gás Natural: uma vocação desperdiçada
André Tosi Furtado
 
Desenvolvimento no mundo contemporâneo
 
O Brasil em retrocesso?
Pierre Salama
 
 
Entrevista

Intérpretes do pensamento desenvolvimentista
Maria da Conceição Tavares
 
Resenhas
 
Em busca do desenvolvimento perdido: um projeto novo-desenvolvimentista para o Brasil, de Luiz Carlos Bresser-Pereira
André Roncaglia de Carvalho
 
Delfim Netto. O animal econômico. Fernando Canzian (Org.).
Fábio Guedes Gomes
 
Maria da Conceição Tavares. Vida, ideias, teorias e políticas, de Hildete Pereira de Melo (Org.)
Hildete Pereira de Melo

 

 ***

Cadernos do Desenvolvimento é uma publicação semestral, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, destinada a divulgar artigos que tenham como foco o tema do desenvolvimento em suas diferentes dimensões (econômica, política, social, institucional, histórica, territorial, cultural, ambiental, jurídica, no plano das relações internacionais etc.), em sintonia com as preocupações registradas na obra e na trajetória de Celso Furtado. A revista possui fluxo contínuo para recepção dos artigos e a submissão, que segue simples passos, deverá ser realizada exclusivamente pelo sistema, no qual o autor deverá se cadastrar.

 

www.cadernosdodesenvolvimento.org.br 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados